O governador Tião Viana se reuniu na Casa Civil nesta terça-feira, 16, com os representantes das secretarias de Estado de Saúde (Sesacre) e de Infraestrutura e Obras Públicas (Seop), para tratar da entrega da primeira etapa das obras do Hospital Regional de Brasileia, prevista para agosto deste ano.
Segundo o titular da Seop, Leonardo Neder, as obras seguem um cronograma pontual, e o enfoque principal deste primeiro semestre é concluir a área frontal do edifício, juntamente com a urbanização do entorno.
“Devido ao inverno, houve uma desaceleração nas obras, mas nesse momento os serviços estão sendo retomados, sobretudo os correspondentes às edificações. Toda a parte de sistema, acabamentos internos e urbanização externa estão sendo trabalhados”, explica o gestor.
O secretário de Saúde em exercício, Kleiber Guimarães, falou da importância dos serviços que serão entregues e da previsão da entrega da etapa conclusiva das obras.
“Essa é uma etapa de suma importância, pois serão entregues setores estratégicos, como a parte de urgência e emergência, laboratórios, ambulatórios e o apoio em diagnósticos. Na etapa conclusiva, prevista para o início de 2017, serão entregues o Centro Cirúrgico e a UTI [Unidade de Terapia Intensiva]”, conta Guimarães.
O Hospital Regional de Brasileia faz parte de um esforço do governo para a saúde pública em toda a região do Alto Acre. O valor das obras é de R$ 55 milhões, oriundos do Orçamento Geral da União (OGU), Ministério da Saúde e de recursos próprios do Estado.
Sobre as obras do Into/AC e Huerb
As equipes discutiram, ainda, sobre o cronograma de execução das obras do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into/AC) e a entrega das obras de verticalização do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb).