Previdência anuncia R$ 35 milhões para vítimas da enchente no Acre

mmmm (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Foram liberados 35 milhões de reais em antecipação do benefício previdenciário (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, chegou ao Acre neste sábado, 7, para acompanhar situação das famílias atingidas pela enchente. Juntamente com o governador Tião Viana e o prefeito de Rio Branco Marcus Alexandre, Gabas anunciou em entrevista coletiva que o governo federal autorizou recursos de quase R$ 35 milhões em antecipação de benefício previdenciário, para cerca de 40 mil aposentados das cidades de Brasileia, Xapuri e Rio Branco, consideradas em calamidade pela união.

Participaram da entrevista a presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Elisete Berchiol, o superintendente da região Centro-Oeste e Norte do INSS, André Fidélis , o senador Jorge Viana e as bancadas federal e estadual.

“A Previdência está autorizando os aposentados a anteciparem uma parcela do salário, que poderá ser paga em até 36 meses. O pagamento será feito a partir do terceiro mês a contar da data do adiantamento e sem que haja qualquer cobrança de juros”, anunciou Gabas.

O principal objetivo do governo federal é ajudar as famílias na recuperação dos danos ocasionados pela tragédia. “O Ministério estará antecipando, ainda, todo o calendário de pagamento para o dia 25, ou seja, as pessoas que recebiam até o dia 5, já poderão obter o benefício nessa data, inclusive o adiantamento”, ressaltou Gabas.

Carlos Eduardo Gabas lembrou que a medida se estende a todos os beneficiários das cidades onde a União reconheceu calamidade, independente de morarem ou não nas áreas atingidas pelas águas.

O ministro lembrou ainda que somente beneficiários permanentes da Previdência têm direito à solicitação. A medida não se estende aos temporários, como os que recebem auxílio-doença. A antecipação pode ser feita diretamente na agencia bancária. “Lembrando que a antecipação do benefício é opcional e estará disponível do dia 25 de março ao dia 30 de maio”, acrescentou o ministro.

A atenção irrestrita do governo à população

“Todos esses benefícios demonstram a atenção irrestrita do governo federal aos aposentados vítimas da enchente no Acre”, declarou Tião Viana. O governador destacou, ainda, que juntamente com a presidente nacional do INSS estão trabalhando a transferência de mais cinco agências do órgão para o estado.

Para o ministro Gabas a atenção e assistência que o governo do Estado e a prefeitura dão à população, são exemplares para todo o país. “Eu e minha equipe estamos surpresos com a forma como o governo tem prestado auxílio à população. Fiquei triste por ver a tragédia, mas satisfeito por ver essas famílias sendo atendidas com decência e humanidade”, elogiou Gabas.

O senado Jorge Viana lembrou que este momento demanda ajuda humanitária e que, junto com o governador Tião Viana, estão trabalhando em medidas para o processo de reconstrução das cidades. “O apoio do governo federal neste momento é inestimável”, afirmou.

O prefeito Marcus Alexandre contou ao Ministro que governo e prefeitura já estão planejando as ações para o retorno das famílias às suas casas. “Na segunda-feira , 9, estaremos na Arena da Floresta mobilizado 570 homens e 270 equipamentos para iniciar a operação de limpeza na cidade”, informou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter