Prestes a erradicar o analfabetismo, Acre formará mais de dois mil alunos neste mês pelo Quero Ler

O mês de abril será especial para mais de dois mil alunos do Programa Quero Ler de Assis Brasil, Porto Acre, Santa Rosa do Purus, Marechal Thaumaturgo e Cruzeiro do Sul, com a certificação pela conclusão dos estudos no Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos.

As formaturas se iniciam já na próxima segunda feira, 2, A primeira cidade a realizar a solenidade é Assis Brasil, município da tríplice-fronteira. Lá 140 alunos que aprenderam a ler e escrever pelo programa receberão o tão sonhado diploma, que marca a realização do sonho de enxergar o mundo através das letras.

Ainda no mesmo dia, haverá a formatura dos estudantes de Porto Acre. Na cidade serão certificados 1.014 jovens e adultos alfabetizados pelo projeto.

Nesta etapa estão se formando mais de dois mil alunos (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Depois, será a vez dos moradores de Santa Rosa do Purus. No município, 195 cidadãos serão diplomados no dia 12 de abril. Com isso, a localidade completa 1.542 atendimentos pelo programa.

Também no dia 12 será a formatura dos alunos do Quero Ler de Marechal Thaumaturgo. Na região, 830 pessoas serão certificadas. Esse número junta-se aos 1.004 estudantes beneficiados pela iniciativa.

A etapa de formaturas se encerra em Cruzeiro do Sul.  Na terra dos nauas, onde 1.206 cruzeirenses serão certificados e a solenidade ocorre no dia 13 de abril. A cidade da farinha já alfabetizou pelo programa 5.149 cidadãos.

Para o coordenador do programa pela Secretaria de Educação do Acre, Evaldo Viana, o programa demonstra “o esforço do governo do Estado de ensinar a ler e escrever os amazônidas desta parte do Brasil que não tiveram a oportunidade de estudar no tempo certo”.

Quero Ler

O Quero Ler já alfabetizou mais de 49 mil alunos em todo o estado e a meta é chegar a 60 mil alunos em 2018. Com isso, o Acre será o primeiro estado do Norte e Nordeste a declarar o fim do analfabetismo.

Ele é executado desde o último ano pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), com um investimento de R$ 42 milhões do governo do Acre, com apoio do Banco Mundial. O Quero Ler é feito com base nas Diretrizes Curriculares para Educação de Jovens e Adultos, com foco na continuidade no sistema de ensino.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter