novo documento

Presidente do Conselho de Identificação Civil visita o Acre para discutir implantação do RG Nacional no estado

O Acre recebeu na tarde desta quinta-feira, 27, a visita do presidente do Conselho Nacional dos Órgãos Oficiais de Identificação Civil e Criminal (Conadi), Antônio Maciel Aguiar, que veio ao estado se reunir com gestores do governo para verificar o plano de ação para implantação do novo Registro Geral Nacional (RG). A reunião foi realizada no auditório da Secretaria de Estado da Casa Civil.

A implantação do novo documento segue o Decreto n° 10.977,  de 23 de fevereiro de 2022, o qual institui que a carteira de identidade em formato digital será integrada ao Serviço de Identificação do Cidadão.

Presidente do Conadi apresenta às autoridades do Acre as etapas que o estado deve percorrer até a divulgação e implantação do programa a nível nacional. Foto: José Caminha/Secom

“O Acre é o estado piloto nessa iniciativa por ter um banco de dados bem consolidado, e já está com os procedimentos e requisitos bem avançados para iniciar esse plano de ação”, explica  o presidente do Conadi.

O Acre vai ser o primeiro estado a implantar o RG Nacional. Além disso, os institutos de identificação acreanos já estão em contato com órgãos federais de identificação para consolidação do projeto, que terá adesão de todos os estados da União a partir de 2023.

O Acre é o estado piloto por ser a principal referência na consolidação do banco de dados no Brasil. Foto: José Caminha/Secom

“A Polícia Civil vai ser uma das entidades responsáveis por implantar esse plano no Acre. Com esse novo modelo de identidade vamos poder integrar as informações dos cidadãos em um só documento, o que vai reduzir custos para o estado”, afirmou o delegado-geral de Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel.

Estiveram presentes também o diretor do Instituto de Identificação Raimundo Hermínio de Melo, Junior César da Silva; o presidente e o vice-presidente da Associação dos Profissionais em Papiloscopia do Acre, Manoel Crisaldo e Carlos Bacelar; o representante do Conadi, Sandro Bacelar; o secretário de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanipal Mesquita; e a secretária de Estado de Comunicação em exercício, Renata Brasileiro.