Prêmio Literário da Academia Juvenil Acreana de Letras é aberto em cerimônia na Biblioteca Pública

O Governo do Estado do Acre, por meio do gabinete da primeira-dama e da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (FEM), junto da Academia Juvenil Acreana de Letras (Ajal), realizou, na tarde desta sexta-feira, 14, a cerimônia de abertura do Prêmio Literário, voltado a acreanos com até 22 anos de idade, nas categorias de Contos e Poemas.

Evento contou com a presença de alunos do Colégio Acreano, do Colégio Militar Tiradentes e de membros da Ajal Foto: Edson Brunno/FEM

O evento aconteceu na Filmoteca da Biblioteca Pública Adonay Barbosa dos Santos e contou com a presença de alunos do Colégio Acreano, do Colégio Militar Tiradentes e de membros da Ajal, além de apresentações artísticas de música e poesia, feitas pelos próprios jovens.

O presidente da Comissão Organizadora do Prêmio, Jackson Viana, disse que esse é um momento histórico para o Acre, sobretudo para os jovens que aqui residem.

“É, sem dúvidas, muito entusiasmante poder dar essa oportunidade para que os jovens do nosso estado possam mostrar seu talento e que ainda sejam premiados por isso. A parceria do governo na promoção desse projeto demonstra o esforço que tem sido feito, em grande parte para desencaminhar a nossa geração de caminhos tortuosos que lhes têm sido apresentados e que somente com iniciativas dessa natureza poderemos lhes dar um outro direcionamento”, disse.

Presidente da Comissão Organizadora do Prêmio, Jackson Viana, disse que esse é um momento histórico para o Acre Foto: Edson Brunno/FEM

Para a jovem escritora Rayssa Castelo Branco, vice-presidente da Ajal, é de suma importância que os jovens utilizem do próprio exemplo para incentivar aos outros “Trata-se de uma grande oportunidade promovida pela Aial e o governo para nossa juventude, onde poderemos descobrir escritores iguais a nós, os membros da Academia. Acredito que nada melhor do que uma instituição composta por jovens para incentivar os estudantes a adentrar no mundo da escrita e da literatura. Esperamos nos surpreender positivamente”, enfatizou.

“Trata-se de uma grande oportunidade promovida pela Ajal e o governo para nossa juventude, onde poderemos descobrir escritores iguais a nós”, disse Rayssa Castelo Branco Foto: Edson Brunno/FEM

Prêmio Literário da Academia Juvenil Acreana de Letras

A solenidade de premiação, alusiva aos cinco anos de fundação da Ajal, está prevista para acontecer na terceira semana de abril, com a presença dos autores classificados, da primeira-dama Ana Paula Cameli, entre outras autoridades de governo e cultura.

As comendas de premiação, que serão entregues pela FEM, levarão os nomes dos escritores Florentina Esteves e J. G. de Araújo Jorge, nas categorias de Contos e Poemas, respectivamente. Foto: Edson Brunno/FEM

Os nomes dos escritores finalistas, cuja ordem de classificação será conhecida no evento de premiação, serão divulgados também no mês de abril, conforme o cronograma anexo ao Edital do Prêmio, publicado no Diário Oficial do dia 11 de fevereiro de 2020.

As comendas de premiação, que serão entregues pela FEM, levarão os nomes dos escritores Florentina Esteves e J. G. de Araújo Jorge, nas categorias de Contos e Poemas, respectivamente.

Segundo o presidente da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (FEM), Manoel Pedro (Correinha), essa é uma forma de, além de incentivar os jovens, também homenagear, de maneira honrosa, aqueles que contribuíram para o engrandecimento da literatura acreana.

“Ficamos felizes que o nome da professora e escritora Florentina Esteves, que deixou um legado ímpar para a cultura e a educação do nosso estado, seja um dos nomes homenageados por esse prêmio, com a comenda da categoria de Contos. Além dela, o grande poeta tarauacaense J. G. de Araújo Jorge, também faz jus a essa histórica homenagem. É muito satisfatório para o governo apoiar iniciativas de cultura pensadas por jovens talentosos do nosso Acre”, finalizou.

Outras informações sobre o prêmio estão disponíveis no site da Agência de Notícias do Acre.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest