avanços

Prefeito de Cruzeiro do Sul destaca importância das parcerias com o governo para o povo do município

Durante o ano de 2021, o governo do Estado e a prefeitura de Cruzeiro do Sul trabalharam em conjunto em várias frentes. Na saúde, na educação, na produção rural e na infraestrutura foram realizadas várias parcerias que beneficiaram diretamente milhares de moradores do município. O prefeito Zequinha Lima ressaltou a importância da integração das ações entre a sua gestão e o governo, tendo como objetivo o bem estar social dos cruzeirenses.

Prefeito Zequinha Lima, ao lado do governador Gladson Cameli, ressalta a importância da integração das ações entre a sua gestão e o governo. Foto: Cedida.

“O governador Gladson Cameli tem batalhado muito para melhorar a vida de todos os acreanos. Ele não olha de maneira especial apenas para os prefeitos do partido dele, mas tem ajudado todos os gestores municipais. Essas parcerias foram essenciais para as prefeituras que dispõem de recursos insuficientes para dar uma resposta satisfatória às suas populações”, afirmou o prefeito de Cruzeiro do Sul.

Saúde

Com arrefecimento da pandemia de Covid-19, em 2021, houve momentos de muito sofrimento para os moradores do Acre. O prefeito Zequinha salientou a importância da luta do governo pelas vacinas para mudar a situação da saúde pública do seu município.

Mais de 90% da população de Cruzeiro do Sul foi vacinada contra Covid-19. Foto: Cedida.

“Aqui em Cruzeiro do Sul um dos maiores feitos do governador foi no auge da pandemia de Covid-19, quando todos os prefeitos estavam procurando um meio de conseguirem as vacinas e o Gladson, por meio de articulações políticas com o presidente Jair Bolsonaro e outros governadores, conseguiu trazer as vacinas para o Acre. Assim, ele optou em salvar a vida das pessoas e isso tem que ser reconhecido”, avaliou Zequinha.

E completou: “Graças a isso tivemos grandes avanços durante a nossa campanha de vacinação e conseguimos vacinar mais de 90% da população de Cruzeiro do Sul. Isso só foi possível porque tivemos um governador que lutou para que a vacina chegasse no Acre. Então, faço esse reconhecimento porque não foram todos os governadores que se dedicaram como o Gladson para resolver esse sério problema de saúde no nosso estado”, disse o prefeito.

Melhoria dos ramais rurais

Cruzeiro do Sul tem mais de 800 quilômetros de ramais que precisam ser recuperados todos os anos. Quando isso não acontece, os produtores enfrentam sérios problemas para escoar as suas produções. Zequinha Lima comentou como foi realizado esse trabalho, em 2021, entre a prefeitura e o governo do Estado.

Cruzeiro do Sul tem mais de 800 quilômetros de ramais Foto: Cedida.

“Não tivemos dificuldade em dialogar com o Estado, por meio do Deracre. Assim dividimos os ramais que precisavam ser recuperados e quando chegaram as máquinas do governo o trabalho foi feito. Não conseguimos concluir todos os ramais como gostaríamos. Mas a presença do governo garantiu a recuperação com qualidade em diversos ramais, construindo pontes e revitalizando outras. Também conseguimos envolver as comunidades rurais, o que foi importante. Mas tenho certeza que em 2022 esse trabalho será mais efetivo. Vamos começar no início do verão porque o Deracre já tem as máquinas, que foram adquiridas por meio de emendas parlamentares”, contou o prefeito.

Para Zequinha Lima, só quem mora na zona rural sabe da importância da recuperação dos ramais. Sem acesso não há como abastecer a cidade e os agricultores não conseguem a sua sobrevivência por meio da venda da produção.

“É importante que possamos trabalhar para que essas pessoas continuem a produzir no campo para que não tenhamos áreas urbanas super povoadas e com uma série de problemas sociais. Um outro ponto a destacar é que nesse período chuvoso o Deracre deixou uma máquina na Vila Santa Luzia e se surgirem problemas de acessos com atoleiros serão resolvidos, para que as pessoas não fiquem isoladas no inverno”, afirmou.

Recuperação econômica

A economia foi um dos temas tratados pelo prefeito Zequinha Lima em relação às parcerias com o governo, que beneficiaram a população de Cruzeiro do Sul, em 2021.

Economia foi um dos temas tratados pelo prefeito Zequinha Lima Foto: Cedida.

“O trabalho da recuperação da economia do estado veio através da valorização dos servidores públicos que estão sendo pagos em dia. Mesmo porque alguns questionavam que o atual governo atrasaria os salários e isso nunca aconteceu. Um exemplo é como tem sido tratada a educação com os abonos do Fundeb, as reformas das escolas e outros investimentos que melhoraram a qualidade do ensino do estado”, ponderou o prefeito.

Ele ainda garantiu que a recuperação dos prédios públicos que o governo realizou, em 2021, gerou muitos empregos e renda para milhares de famílias no Acre.

“Em Cruzeiro do Sul praticamente todos os prédios do estado passaram por reformas. Além disso, muitos outros foram construídos, assim como novas estradas, e isso movimentou a economia do nosso município. Os empresários puderam vender os seus produtos e as pessoas tiveram oportunidades de emprego e renda. Isso tem sido perceptível no nosso município e no Acre inteiro. Tenho visto a quantidade de ordens de serviço para obras nos 22 municípios. E isso se deve à ação do governo de criar novos postos de trabalho, a partir da iniciativa privada”, avaliou o gestor municipal.

AC-405, o novo portal de entrada de Cruzeiro do Sul

Mais uma obra que, segundo Zequinha Lima, valoriza a autoestima dos cruzeirenses é a duplicação da Rodovia AC-405, que dá acesso ao aeroporto do município.

Duplicação da Rodovia AC-405 dá acesso ao aeroporto de Cruzeiro do Sul. Foto: Pedro Devani/Secom

“Nós temos duas entradas importantes. Uma pela Estrada da Variante, chegando pela Ponte da União. Inclusive, o governo já tem um projeto grande para fazer uma recuperação de toda essa área do Meritzal, que a prefeitura não tem como dar conta. E temos um um bom aeroporto, mas o acesso para a cidade era feito por uma estrada acanhada. Assim, o governo está fazendo um investimento de quase R$ 40 milhões, realizando a obra e gerando emprego para muita gente. É uma construção que não parou no inverno e o resultado será uma estrada que se tornará um cartão postal para Cruzeiro do Sul, com seus 12 quilômetros duplicados, pista de pedestres, oferecendo mais segurança para as pessoas trafegarem por aquela região”, lembrou o prefeito.

Operação Verão

Após as cheias do Rio Juruá, que castigaram vários bairros de Cruzeiro do Sul, no começo de 2021, a prefeitura do município teve que realizar uma verdadeira operação de guerra para recuperar os estragos.

“Em março, o governo fez convênios com as três prefeituras da nossa região, para ajudar na limpeza do pós enchente. Com esses recursos realizamos a Operação Verão. Recuperamos vários quilômetros de pedaços de ruas que foram pavimentadas. Havia lugares em que as pessoas há 50 anos tinham que sair com sacolas nos pés no período das chuvas e que a partir desse trabalho em parceria com o governo mudamos a realidade. É o tipo de trabalho que traz cidadania e dignidade às pessoas”, ressaltou Zequinha.

Cheia do Rio Juruá atingiu vários bairros de Cruzeiro do Sul no início deste ano. Foto: Cedida.

O prefeito destacou que graças a essa parceria a presença do poder público pode ser sentido pelas famílias que sofreram o drama da alagação.

“As pessoas elogiaram essas ações que garantiram aos moradores desses bairros afetados pelas águas o direito de ir e vir. Assim, com as ruas trafegáveis, os carros de polícia podem oferecer mais segurança, as ambulâncias da Samu podem atender os doentes, as pessoas podem comprar as suas feiras e chegar em casa com tranquilidade”, finalizou Zequinha Lima.