Prefeito agradece empenho da equipe que atua na remoção de famílias alagadas

Momento para agradecer. Nesta sexta-feira, 29, o prefeito de Rio Branco Marcus Alexandre, reuniu na sede do Corpo de Bombeiros, os cerca de 400 homens da Semsur, Emurb, Defesa Civil Municipal e Estadual, Corpo de Bombeiros e Exército que trabalham na remoção das famílias das áreas alagadas para o Parque de Exposições e para a casa de parentes. Ele cita que a vazante do rio Acre, que baixou 11 centímetros da noite de quinta-feira a para a manhã de sexta, deixa a situação mais tranquila, mas diz que o estado ainda é de alerta. “Vamos esperar que o rio continue baixando até domingo e na segunda vamos iniciar a próxima etapa que é de garantir a higiene das casas e a volta para casa”.

Prefeito reúne efetivo que está  trabalhando na enchente para agradecer empenho (Foto: Marcos Vicentti/PMRB)

Prefeito reúne efetivo que está trabalhando na enchente para agradecer empenho (Foto: Marcos Vicentti/PMRB)

O nível do rio Acre, que estava com 15,27 m na quinta a noite, já estava com 15,12 m na sexta de manhã. O prefeito lembra que depois da volta das famílias para casa, uma grande operação de limpeza dos locais afetados será desencadeada.

O subcomandante do Corpo de Bombeiros, Ten. Cel. Flores ressaltou o bom desempenho da equipe que trabalhou diuturnamente e citou que nenhuma reclamação foi registrada com relação ao trabalho das equipes. A operação de remoção das famílias contou com 390 homens, 57 caminhões e 28 barcos e tudo foi coordenado pela Sala de Situação, instalada na sede do Corpo de Bombeiros na Estrada da Invernada.

Primeira-dama homenageia trabalhadores (Foto: Marcos Vicentti/PMRB)

Primeira-dama homenageia trabalhadores (Foto: Marcos Vicentti/PMRB)

O coordenador da Defesa Civil Estadual, Cel. Gundim, diz que desde a tarde de quinta não foi registrado mais nenhum pedido de remoção. O coordenador da Defesa Civil Municipal, Ten. Cel. George, diz que há previsão de chuvas até o dia 30, sábado, mas em quantidades que não representam mais perigo e acredita que agora a tendência é de baixa do Rio Acre.

O vereador Gabriel Forneck lembra que a Câmara também se mobilizou. Ressalta que os vereadores se dividiram por bairros para auxiliar na remoção das famílias e identificação de outros problemas, como a necessidade de água potável e cestas básicas. “Nesse momento cada um tem que fazer sua parte”.

Ovos de Páscoa

Para marcar a semana da páscoa e em agradecimento ao serviço, a primeira-dama de Rio Branco, Gicélia Viana, junto com o coelho da páscoa, distribuiu ovos de chocolate para todos das equipes de remoção. “Aqui há verdadeiros heróis que trabalharam de dia e a noite retirando as famílias das áreas de risco e em muitos casos, suas próprias casas estavam alagadas. Só temos a agradecer e os ovos são uma forma simples de dizer obrigada”.

Josué Braga, que trabalha na Emurb há mais de 25 anos, diz que já atuou em outras alagações e se sente muito útil. Ele gostou da lembrança e diz que vai levar o chocolate para o filho.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter