Expoacre Juruá fomenta a criação de postos de trabalho e promove a economia no interior do Acre

Contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Juruá, a Expoacre Juruá, que será realizada entre 1ª e 6 de julho, pretende fortalecer ainda mais a economia da região, implicando diretamente na geração de postos de trabalho e no fomento a negócios. Avaliada como o maior evento diversificado da região, é consolidada como uma importante vitrine para o empreendedorismo e desenvolvimento econômico do interior acreano.

Expoacre Juruá tem papel essencial na economia da região. Foto: Marcos Santos/Secom

O coordenador da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) em Cruzeiro do Sul, Alcyr Costa, destaca a importância econômica na projeção de negócios: “A feira é um evento fundamental para o desenvolvimento regional, envolvendo desde pequenos empreendedores até grandes empresas. Por orientação do governador Gladson Camelí, buscamos realizar a maior e melhor edição já vista. Ampliamos o Espaço da Indústria de 18 para 32 tendas, devido à grande procura. A movimentação já mostra a força do evento, que gera empregos e fomenta a economia. Nossa meta é que os participantes dobrem seu faturamento em relação às edições anteriores”, ressalta.

“A expectativa é superar os resultados da edição anterior, tanto pelo volume quanto pela maior participação das empresas”, destaca Alcyr Costa, coordenador da Seict. Foto: Marcos Santos/Secom

A feira deve gerar grande fluxo de pessoas e aquecer setores como comércio, serviços, turismo e gastronomia local. Na edição de 2024, foram movimentados financeiramente cerca de R$ 36,6 milhões superando em 63,95% a edição de 2023, que movimentou R$ 22 milhões em negócios e atraiu milhares de visitantes, promovendo renda e visibilidade para produtores, comerciantes e expositores de diversos segmentos. Nesta edição de 2025, a expectativa é que os números superem as demais edições, garantindo desenvolvimento a todo o estado.

Para o presidente da Associação Comercial Empresarial de Cruzeiro do Sul (Acecs), Jairo Bandeira, a feira será um evento de grandeza significativa em todos os segmentos: “Estamos felizes com a geração de empregos e negócios. A feira tem movimentado intensamente o comércio em toda a região do Juruá, desde ambulantes até restaurantes e prestadores de serviços. A chegada da infraestrutura e a presença de pessoas de várias partes do estado já impactam positivamente a economia local. Microempreendedores irão ter boa visibilidade e vendas, e nossa expectativa é dobrar a movimentação financeira em relação às edições anteriores, impulsionada também pelos grandes shows, que devem atrair público até de fora do Acre”, declara.

Jairo Bandeira: “Nossa expectativa é dobrar a movimentação financeira em relação às edições anteriores”. Foto: Marcos Santos/Secom

Além disso, a Expoacre Juruá contribui com a oportunidade concreta de geração de postos de trabalho, tanto temporários quanto permanentes. A estrutura da feira demanda mão de obra para montagem de estandes, serviços de segurança, limpeza, transporte, hotelaria e alimentação, abrindo vagas que ajudam a aquecer o mercado de trabalho local.

Para Pedro Henrique dos Santos, empresário e proprietário do grupo Musical Importadora, a feira tem impacto sobre a vida de diversos trabalhadores, gerando postos de trabalho temporários e permanentes: “A feira cresce a cada ano e gera impacto desde o período de preparação. Nossa empresa contratou cerca de 15 profissionais diretamente, além de terceirizados, para atender à demanda da feira, que envolve estrutura, segurança, transporte e alimentação. Também trouxemos técnicos de Rio Branco, o que movimenta setores como hotelaria e alimentação. O evento gera emprego, impulsiona a renda de muitos trabalhadores e fortalece empresas do setor de eventos, que se preparam o ano inteiro para atender essa demanda. Atuamos com locação de tendas, palcos, som, iluminação, LED, geradores, banheiros químicos e estruturas metálicas, tudo isso movimentando a economia local e gerando emprego e renda as pessoas”, declarou o empresário.

Pedro Henrique: “É muito gratificante ver tantos trabalhadores terem a sua renda e oportunidade empregatícia; a feira acarreta muito isso”. Foto: Marcos Santos/Secom

Para o auxiliar de serviços gerais, José Narisson Rodrigues, a feira propicia às pessoas terem fonte de renda: “Procurava trabalho há quatro meses, e há dois meses consegui, graças a Deus; estou nesse agora e está sendo ótimo. Essa oportunidade me ajuda muito, pois é através dela que estou construindo a minha casa, estou terminando e recentemente me casei, para poder construir a minha família. Sou grato e daqui para frente é só lutar para conseguir melhorar ainda mais”, disse.

José Narisson Rodrigues: “Só tenho a agradecer por esse trabalho, o governo está dando oportunidades para muitas pessoas em vários ramos de trabalho”. Foto: Marcos Santos/Secom

Outro ponto de destaque é a participação ativa de micro e pequenos empreendedores, que encontram na feira uma oportunidade de exposição, construção de rede de contatos e formalização de seus negócios. Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e associações comerciais, ações de orientação e incentivo à formalização estão sendo ampliadas, promovendo a inclusão produtiva e impulsionando a economia regional.

Laiz Mappes: ”A Expoacre Juruá é o maior evento que temos no nosso Juruá, em nível de comercialização, geração de emprego e renda, além do desenvolvimento do mercado”. Foto: Marcos Santos/Secom

A gerente do Sebrae de Cruzeiro do Sul, Laiz Mappes, detalha a atuação do órgão no evento. “O Sebrae atua em diversas cadeias produtivas, incluindo indústria, comércio e serviços, preparando empreendedores ao longo do ano para exporem na feira. O público poderá conhecer produtos com indicação geográfica, como o açaí de Feijó e a farinha de Cruzeiro do Sul, além de cadeias produtivas de Tarauacá e Envira. Trabalhamos em parceria com outras instituições, e o evento impacta positivamente vários setores, como hotelaria, alimentação e transporte. A participação de microempreendedores cresce a cada ano, assim como o número de expositores e o faturamento, reflexo direto da inclusão produtiva promovida pela feira”, destaca.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter

Tags:

plugins premium WordPress