Prazo para uso obrigatório do extintor ABC é adiado para outubro

A data para a exigência se estendeu até o dia 1° de outubro de 2015. (Imagem ilustrativa)
Data para a exigência se estendeu até o dia 1° de outubro deste ano (Imagem ilustrativa)

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorroga por mais 90 dias a obrigatoriedade do uso dos novos extintores veiculares do tipo ABC.  A data para a exigência, que se iniciaria nesta quarta-feira, 1,  se estendeu até o dia 1° de outubro de 2015.

O motivo para essa prorrogação seria para atender a um pedido da Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos Contra Incêndio e Cilindros de Alta Pressão (ABIEX), que solicitou mais tempo para abastecer o mercado.

O objetivo da troca dos extintores é garantir maior segurança aos motoristas e passageiros.  Os extintores ABC são mais modernos e atendem todas as classes de incêndio. O pó especial é capaz de combater princípios de incêndios em materiais sólidos, líquidos inflamáveis e equipamentos energizados.

Após o prazo de adequação, os veículos fabricados antes de 2009 deverão adquirir o novo tipo de extintor para poder circular legalmente. Quem descumprir as normas pode ter uma multa de R$ 127,69 e perder cinco pontos na carteira de habilitação, além de estar sujeito a retenção do veículo para regularização.