Praça da Juventude oferece programação de esporte, lazer e arte

 

DSC_6918
A praça recebe diariamente cerca de 600 pessoas (Foto: Diego Gurgel/Secom)

A Praça da Juventude, na Cidade do Povo, inaugurada há um ano, vem cumprindo seu papel de espaço público das práticas artísticas, do esporte e lazer. Por dia, circulam ali aproximadamente 600 pessoas da comunidade.

A programação tem várias atividades. A praça oferece, de segunda a sexta-feira, programação esportiva e cultural, com aulas de capoeira, jiu-jitsu, dança de salão, oficina de confecção e manipulação de bonecos, aulas de futebol e atividades recreativas.

A prática do futebol feminino e masculino é desenvolvida às segundas, quartas e sextas-feiras pela manhã, com os alunos da Escola Raimunda Silva Pará, e no turno da tarde, de segunda a sexta. Quem dirige os alunos é o próprio professor de educação física da escola, João Alberto Lima. “Os alunos adoram vir para esse espaço, pois se sentem acolhidos. Eles utilizam o lugar como extensão das suas vidas”, disse o professor.

A aluna Joeli Lima, 11 anos, faz parte da turma de futebol e costuma frequentar outras atividades desenvolvidas na praça. “Quando não tô jogando vou pra sala de leitura e também encontrar as amigas para brincar aqui. Nunca falto e pra mim tinha que ter praças dessas em tudo que é canto”, disse.

O jovem Alessandro Alves, responsável pelas atividades de recreação no espaço, é um dos primeiros moradores da Cidade do Povo. Ele diz que o trabalho feito com as crianças e jovens da comunidade tem surtido resultado positivo. “Tentamos passar para eles a importância de respeitar e cuidar do lugar. Essas crianças e jovens chegaram aqui embrutecidos por várias razões. Hoje, podemos dizer que estamos conseguindo com que tenham outro tipo de comportamento. Trabalhar aqui é uma dádiva. Estou feliz que mais uma praça foi inaugurada”, relatou.

As atividades são desenvolvidas na quadra poliesportiva, campo de futebol, quadra de vôlei de areia e na sala de leitura e de práticas desportivas. As ações são realizadas pelo governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), secretarias de Esportes e de Educação e outras instituições.