Praça da Juventude da Cidade do Povo oferece atividades para a comunidade

Cerca de 80 crianças e jovens frequentam as aulas de futebol (Foto: Diego Gurgel)
Cerca de 80 crianças e jovens frequentam as aulas de futebol (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Construída com o objetivo de agregar várias linguagens, a Praça da Juventude, na Cidade do Povo, batizada de “Território Livre de Cultura, Esporte e Lazer”, oferece para a comunidade do lugar, de segunda a sexta-feira, uma programação esportiva e cultural com jiu-jitsu, taekwondo, futebol, capoeira e dança de salão, além das práticas leitoras.

As atividades são desenvolvidas na quadra poliesportiva, campo de futebol, quadra de vôlei de areia e na sala de leitura e de práticas desportivas. As ações são realizadas pelo governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), secretarias de Esportes e de Educação e outras instituições.

“A comunidade é que demanda. Ela é que fala quais as atividades que quer, e com zelo procuramos atender”, disse Renato Mota, coordenador do espaço.

Cerca de 170 crianças e jovens costumam circular pelo espaço diariamente e usufruir as atividades.

Espaço de leitura

 A sala de leitura é um dos espaços preferidos da garotada (Foto: Diego Gurgel)
Sala de leitura é um dos espaços preferidos da garotada (Foto: Diego Gurgel)

A sala de leitura é um dos espaços preferidos da garotada. Com pufes, sofás e cadeiras, a criançada mergulha no mundo mágico dos livros. O acervo é composto em sua maioria por escritores da literatura acreana, dos poetas aos romancistas, além das revistas em quadrinhos.

O jovem Ruanderson Felix Paz, 11 anos, frequenta o local às segundas e quartas-feiras. Amante do futebol, ele aproveita quando não está praticando o esporte para ler um livro. Um de seus preferidos é “Contos Populares para Crianças da América Latina”, e uma de suas histórias, “Sopa de Pedras”.

“Gosto da história do Malasarte. Ele é esperto que só. É um viajante que está com fome e pede ajuda para uma senhora, mas ela não dá. Aí, ele pede uma panela para fazer uma sopa de pedra, e vai enganando para fazer a sopa dele. É muito engraçado. Amo ler e jogar futebol, e aqui tem tudo”, comentou.

“Esse é um espaço de convergência das diversas manifestações. Aqui a comunidade poderá participar das atividades oferecidas e também realizar as suas. Aqui já temos até quadrilha junina. O papel do governo do Estado é fomentar e estimular”, disse Karla Martins, presidente da FEM.