Pró-Município: governador repassa R$ 5,5 milhões para Sena Madureira

Binho Marques e Nilson Areal assinaram convênios que irão atender a zona rural com mais educação, saúde e infraestrutura à produção

pro_municpio_em_sena_madureura_foto_sergio_vale_11.jpg

Governador Binho Marques e prefeito de Sena Madureira, Nilson Areal, durante a solenidade de assinatura do convênio (Foto: Sérgio Vale/Secom)

pro_municpio_em_sena_madureura_foto_sergio_vale.jpg

Moradores de Sena Madureira participaram da solenidade (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Liderada pelo governador Binho Marques, a comitiva do Programa de Desenvolvimento Social dos Municípios do Acre (Pró-Município) chegou a Sena Madureira na tarde desta segunda-feira, 29, reunindo lideranças políticas e comunitárias, parlamentares, gestores públicos e trabalhadores, no Centro Cultural Sérgio Souto. Em convênios e acordos de cooperação, Binho firmou com o prefeito Nilson Areal repasses de R$ 5.538.416,47 para investimentos em áreas prioritárias como educação, saúde e infraestrutura urbana e rural.

Participaram do evento o vice-governador César Messias, os deputados federais Fernando Melo e Gladson Cameli, os deputados estaduais Gilberto Diniz, Edvaldo Magalhães e Walter Prado, o presidente do Fórum de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Acre e ex-governador Jorge Viana, autoridades do Estado e do município. "Sena é um município muito importante para o Acre. Por isso, fico feliz de dar um passo adiante. Tudo que fizemos até agora é só o começo de um grande projeto", afirmou Binho Marques.

A situação própria do município estabelece ações de gestão diferenciada por causa de sua demografia. Em geral, as comunidades estão ao longos dos grandes rios Iaco e Purus, e muitas vivem na região dos mananciais menores, como o Caeté. Essa condição é um desafio para os educadores. "Sena possui a maior rede rural de ensino do Acre", lembrou a secretária de Estado da Educação, Maria Corrêa. São 81 escolas da rede estadual e 82 municipais. "É uma de rede de difícil acesso."

Para garantir a democratização dos recursos e a gestão direta dos investimentos, o Pró-Município prevê a criação de um consórcio de conselhos de escolas rurais. Em educação, em termos universais, os dois grandes eixos desses investimentos são consolidar a política de acesso a crianças e jovens de 4 a 17 anos de idade, o que levará 215 mil estudantes às salas de aula em todo o Estado e garantir que os alunos tenham aprendizagem de qualidade. A meta é que esses investimentos melhorem os indicadores de educação, ampliem o atendimento de saúde à mulher e à criança e dotem o campo e a cidade de melhor infraestrutura. "Temos aqui a parceria de que nosso município precisa. O que está sendo feito aqui é uma bela declaração de amor à nossa região", disse Nilson Areal.

O Pró-Município gerou a demanda pelo atendimento casa a casa para garantir o acesso à educação básica. O Asas da Florestania Infantil irá possibilitar que os professores levem o ensino às crianças de 4 e 5 anos de idade mesmo que morem muito distante das margens dos rios. Além disso, os investimentos irão atender também o ensino fundamental e médio.

O programa, de acordo com Marques, estabelece uma competição positiva entre os gestores: receberão mais recursos as prefeituras com melhor desempenho em sua aplicação. Conforme lembrou o governador, 80% dos investimentos são atribuições próprias dos municípios. O Pró-Município está na concepção do Programa de Desenvolvimento e Inclusão Social do Acre (ProAcre), que tem como foco a melhoria da qualidade de vida e a sustentabilidade ambiental e econômica das comunidades, possibilitando atender prioritariamente aquelas localizadas em zonas com maior urgência quanto ao acesso a serviços básicos de saúde, educação e desenvolvimento produtivo comunitário e aquelas estabelecidas em áreas rurais nas unidades de conservação, terras indígenas e projetos de assentamento. Nas cidades, estão localizadas em regiões de fundos de vale.

Por isso, em Sena Madureira os recursos atendem principalmente as comunidades da floresta. Em saúde, o secretário Osvaldo Leal confirmou o reforço das atividades básicas na zona rural. Além disso, os investimentos irão dar mais qualificação à gestão e proporcionar atenção à saúde da mulher e da criança com acompanhamento efetivo no primeiro ano de vida.

O serviço de infraestrutura rural contará com três grandes patrulhas para melhoramento de ramais. O Departamento de Estradas de Rodagem, Hidrovias e Infraestrutura Aeroportuária do Acre (Deracre) apoiará atividades na zona urbana e há recursos para ajudar na realização do tradicional Festival do Mandi.

Caminho privilegiado

Para o ex-governador Jorge Viana, o Acre está numa situação privilegiada e encontra muitos amigos no Governo Federal, do presidente Lula à ministra Dilma Roussef, os quais vêm ajudando muito o Estado. "O Acre está numa situação privilegiada, e esse caminho não pode ser desviado", disse Viana, alertando para a manutenção do projeto que tirou o Acre do noticiário negativo para elevá-lo à condição de Estado confiável, saneado e de grande capacidade de resposta para os mais importantes investimentos.

O presidente da Assembleia Legislativa, Edvaldo Magalhães, disse que Binho Marques eleva a qualidade do trabalho desenvolvido por Viana e que o Pró-Município é o resultado da eficiência e do compromisso do Governo do Estado com as comunidades mais carentes do Acre.

O deputado estadual Gilberto Diniz lembrou que os recursos do Pró-Município chegam em boa hora, coincidindo com o início do verão amazônico. "Tudo que Binho Marques disse no começo do Governo está cumprindo", afirmou o parlamentar.

O QUE ELES DISSERAM

{xtypo_quote}Fico orgulhoso de trabalhar com um governador humilde e responsável como o Binho.

Gladson Cameli, deputado federal {/xtypo_quote}

gladson_camelli.jpg

{xtypo_quote}O gesto de ajudar todos os municípios, independentemente de cor partidária ou qualquer outra coisa, deve ser bem-vindo.

Fernando Melo, deputado federal {/xtypo_quote}

fernando_melo.jpg

 

Leia mais:

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter