Pós-graduação contribuirá com a criação do curso de Medicina no Juruá

A aula inaugural do programa foi ministrada por Tião Viana, no dia 23 de março (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Aula inaugural do programa foi ministrada por Tião Viana, no dia 23 de março (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Com o objetivo de facilitar a criação do curso de Medicina em Cruzeiro do Sul, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), com o intermédio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), em parceria com a Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e a Universidade Federal do Acre (Ufac), está promovendo o Curso de Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde.

Com todas as vagas preenchidas, sendo 30 para mestrado e dez para doutorado, o curso se iniciou no fim de março e contou com a participação do governador Tião Viana na aula inaugural, apresentando um estudo de caso sobre a malária.

O curso vai formar novos professores e pesquisadores para a área de Ciências da Saúde no Acre e fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão universitária na região do Juruá. “É uma possibilidade única de realizar uma pós-graduação de qualidade perto de casa e da família”, declara o enfermeiro e aluno do doutorado Marcos Vinicius Malveira.

O projeto compreende investimentos da ordem de mais de R$ 1,3 milhão. O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Heider Pinto, que esteve reunido com o deputado Federal Sibá Machado no início do mês de abri, garantiu o apoio financeiro ao Programa de Mestrado e Doutorado em Cruzeiro do Sul.

Será mais de R$ 1 milhão, sendo que a primeira parcela vai ser repassada em agosto deste ano, por intermédio dos Convênios e Contratos de Repasse da Administração Pública Federal (Sincov).

O secretário adjunto de Ciência e Tecnologia e representante do Estado no projeto, Pascoal Muniz, informou que também será lançada uma revista científica com 25 artigos da região. “Levar um projeto como esse para Cruzeiro do Sul é um grande desafio”, afirma.