Porto facilita escoamento da produção rural no interior

O novo acesso do porto beneficia diretamente 600 famílias de produtores da região (Foto: Angela Peres/Secom)
O novo acesso do porto beneficia diretamente 600 famílias de produtores da região (Foto: Angela Peres/Secom)

A enchente histórica de Porto Acre dificultou bastante o escoamento da produção no município. A principal via de entrada dos produtos, o porto da cidade ficou bastante prejudicado com a vazante das águas, problema que foi solucionado na semana passada pelo governo do Estado.

A obra foi realizada pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre) e a Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), em parceria com a comunidade.

O novo vai alavancar a economia local (Foto: Angela Peres/Secom)
O novo vai alavancar a economia local (Foto: Angela Peres/Secom)

Foram quinze dias de trabalho que resultaram no melhoramento do acesso à balsa e da abertura de um segundo acesso ao porto, para contemplar os produtores rurais da região. A demanda, identificada pelos deputados Sibá Machado e Jonas Limas agradou a comunidade e vai alavancar a economia local.

Morador do Ramal Pousada, o produtor familiar Zenio da Silva Lima vai todos os meses à cidade para vender a produção.

“Fiquei surpreso quando cheguei ao porto. Antes, a gente tinha que disputar espaço com a bolsa e acabava perdendo muito tempo para descarregar os produtos. Agora, ganhamos um espaço só para gente”, comemorou Lima.

Cristovam Moura, diretor-geral do Deracre, observa que a união de esforços do governo do Estado e a parceria com a comunidade e empresários locais, que resultou no melhoramento do porto, vão beneficiar a comunidade e o comércio e garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

Comércio local

A obra de melhoramento do porto foi realizada Deracre e Seaprof, em parceria com a comunidade (Foto: Angela Peres/Secom)
A obra de melhoramento do porto foi realizada pelo Deracre e Seaprof, em parceria com a comunidade (Foto: Angela Peres/Secom)

O novo acesso favorece diretamente 600 famílias de produtores da região. Além de facilitar o escoamento dos produtos que são distribuídos nos municípios próximos, a obra vai gerar um fluxo maior de entrada de produtos no comércio, aquecer a economia, ao passo que fomenta o fluxo de visitantes na cidade.

“A gente depende muito dos agricultores para manter os nossos estabelecimentos comerciais. Antes, eles tinham que subir o porto com a mercadoria nas costas e hoje facilitou bastante, pois o carro já pode descer para auxiliar a descarregar os produtos, que vão chegar mais rápido às prateleiras dos mercados”, ressaltou o comerciante Nonato Medeiros.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter