População comemora aniversário de 106 anos de criação do bairro Seis de Agosto

Festa é celebrada também para lembrar a data de início da Revolução Acreana

comemoracao_6_de_agosto_foto_luciano_pontes_18.jpg

comemoracao_6_de_agosto_foto_luciano_pontes_07.jpg

comemoracao_6_de_agosto_foto_luciano_pontes_14.jpg

População sai cedo de casa para participar das comemorações pelo aniversário de 106 anos do Seis de Agosto. Um dos moradores mais antigos ajuda a hastear bandeira do bairro (Fotos: Luciano Pontes/Secom)

Pela rua principal do bairro Seis de Agosto, antes um importante varadouro do Seringal Catuaba, passaram as tropas para uma das principais batalhas da Revolução Acreana iniciada no município de Xapuri. Soldados percorriam os caminhos do seringal em direção ao Volta da Empreza onde aconteceria mais um episódio responsável por incluir definitivamente o Acre ao território brasileiro. Hoje passaram centenas de pessoas para comemorar os 106 anos de criação da comunidade que atualmente possui em torno de 9 mil habitantes e lembrar a data de início da Revolução Acreana.

Uma grande parte dos moradores do bairro Seis de Agosto pode narrar os trecho mais decisivos da história do Estado em qualquer esquina da chamada "área centenária". "Aqui quem tem 30 anos no bairro é considerado novato", conta um dos fundadores da Associação dos Moradores do bairro Seis de Agosto, Raimundo Saldanha, que vive no local há 36 anos. É comum a referência da população ao tempo de moradia no local. "Vim morar aqui com 3 anos. Faz 47 que estou no bairro", diz uma das líderes da comunidade conhecida como Beta.

A comunidade se orgulha de pertencer à região da cidade na qual começou o processo de desenvolvimento do município. A extensa programação, elaborada pelos moradores, começou na noite de quinta e segue até o fim do dia. No início do dia, salvas de tiros representaram uma homenagem póstuma aos moradores do bairro e combatentes da revolução. O público que decidiu acordar mais cedo na manhã fria desta sexta-feira acompanhou a corrida pedestre, abertura da exposição "Memórias e Imagens da Revolução Acreana" de Jorge Rivasplata, desfile cívico-militar das crianças das três escolas do bairro e pelotões do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e outras instituições civis.

A festa organizada pela associação do bairro com apoio de dezenas de moradores e voluntários recebeu o incentivo das Fundações Elias Mansour e Garibaldi Brasil. A elaboração da programação partiu do grupo de pessoas que há 26 anos organiza as comemorações em torno da criação do bairro. É a celebração mais importante, segundo avaliação do presidente da FEM, Daniel Zen, porque parte dos próprios moradores. "Participo todos os anos desde a primeira vez", confirma Raimundo Saldanha que ainda ajuda na organização. A dona de casa Carmem Melo nasceu no Seis de Agosto, casou ali, mas decidiu morar em outro ponto da cidade. Não ficou muito tempo e já de volta revela o amor pelo bairro. "Não conseguimos morar longe daqui não. São 40 anos. Esse lugar é maravilhoso".

Comunidade discute prioridades – O presidente da associação de moradores, Sérgio Roberto, acredita que a transformação do local pode ser conquistada com o envolvimento de todos em atividades de formação e qualificação profissional. Ele, que também nasceu no Seis de Agosto, está envolvido com a organização social desde pequeno e conta que a participação da população nas discussões sobre as necessidades e as prioridades do bairro ajudam a fortalecer a identidade da comunidade e dos moradores.

A comemoração pelo aniversário do bairro Seis de Agosto continua durante toda a tarde e início da noite com torneios esportivos de voleibol, futebol de areia, apresentações de capoeira, shows de forró, samba de raiz e gospel, apresentação da banda de percussão da Escola Sebastião Pedrosa de Carvalho, apresentação das Pastorinhas do 2º Distrito e concurso Garota e Garoto Seis de Agosto. Neste sábado, para encerrar a programação serão realizados o torneio de Futebol de Areia no Parque Capitão Ciríaco e baile na Tentamen com a banda Nueva Sensación.

Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter