População pode ajudar no combate às queimadas

O período de estiagem aumenta os riscos de incêndios em áreas urbanas e rurais. Todos os dias o Corpo de Bombeiros, recebe de 80 a 100 chamadas de incêndios ambientais. O Estado, que decretou Situação de Emergência Ambiental, está trabalhando fortemente no combate às queimadas na semana passada.

Mas e a população, o que pode fazer para ajudar no combate às queimadas? De acordo com o major do Corpo de Bombeiros, Cláudio Falcão, a comunidade pode tomar alguns cuidados em casa.

“Estamos com altíssimo risco de incêndio. Qualquer fonte de calor em contato com a vegetação seca pode queimar e causar incêndio pequeno ou grande. Então a população precisa ajudar e evitar qualquer tipo de queimada”, esclarece.

O Disque Denúncia 181 é outro canal para delatar casos de crimes ambientais anonimamente, de forma segura Fotos: Odair Leal/Secom

Uma das pequenas ações que geram grandes contribuições é limpar o quintal. Isso mesmo. Mas a limpeza em si não resolve o problema. Além de limpar o terreno é preciso retirar todo o entulho do local. Mas nada de queimar.

Outra medida preventiva é fazer o aceiro do terreno. Caso ao lado do muro ou cerca da sua residência exista local baldio você pode limpar ao redor do muro ou cerca e retirar toda a vegetação. A finalidade é prevenir a passagem do fogo, caso ocorra um incêndio.

“Às vezes a pessoa tem um pequeno monte de folhas e acha que pode colocar fogo para apagar depois. Mas ela pode perde o controle do fogo. Fazendo isso você coloca em risco a sua vida, dos familiares e vizinhos, vai poluir o ar, causar morte de animais e colocar em risco o patrimônio. O ideal é que as pessoas não utilizem fogo de maneira alguma”, enfatiza o major.

Bitucas de cigarro descartadas de forma inadequada também podem causar graves incêndios. Não jogue o material em áreas com vegetação, nem na beira de ruas ou rodovias, e antes de jogar a bituca na lixeira certifique-se que ela está apagada.

Provocar queimadas é crime. Saiba como denunciar

Queimadas urbanas ou rurais, até mesmo o simples ato de queimar folhas no quintal, caso incomode o vizinho, é irregularidade prevista no artigo 34 da Lei de Contravenções. Provocar incêndio, colocando em risco a vida, integridade física ou o patrimônio de outras pessoas, é crime estabelecido no artigo 250 do Código Penal. O autor pode receber pena de reclusão de três a seis anos, além de multa.

Caso queira denunciar queimadas em áreas urbanas de Rio Branco basta ligar para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) nos telefones (68) 3228-5765 ou 99227-1126.

Se você está presenciando alguém fazendo queimada e não tem como ligar para a Semeia você também pode entrar em contato com o 190 e acionar a Polícia Militar. Quem queima propositalmente está cometendo crime!

O Disque Denúncia 181 é outro canal para delatar casos de crimes ambientais anonimamente, de forma segura.

Caso tenha sido afetado pelo incêndio provocado por um vizinho você também pode ir até a delegacia de polícia e registrar Boletim de Ocorrência.

O major Cláudio Falcão também afirma que o Corpo de Bombeiros está pronto para atender ocorrências de incêndios tanto urbanos quanto rurais. “Se viu o fogo e está ameaçando sua casa, o seu quintal, pode ligar 193 que as nossas guarnições se deslocarão até o local para fazer a extinção do incêndio”, finaliza.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest