Polo Digital leva qualificação para jovens que visam o mercado de trabalho

A aula inaugural do Polo Digital no Teatro Barracão Matias, na baixada da Sobral, em Rio Branco, nesta segunda-feira, foi marcada por depoimentos de jovens que buscam qualificação para ingressar no mercado de trabalho. O programa é desenvolvido pelo governo do Acre, por meio da parceria entre a Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e a Fundação Elias Mansour (FEM).

Foram mais de mil e quinhentas inscrições somente para o curso de Microsoft Office em Rio Branco. Vagas serão ampliadas em parceria com a SEE e o Iepetec. Foto: Jairo Carioca/Seict

É o caso de Tifany Maria Conde Braga, moradora do Bairro Aeroporto Velho. Autônoma, ela quer desenvolver, através do pacote de aplicativos que o curso de Microsoft Office oferece, a divulgação de seu trabalho de manicure. “Vou aprender novas habilidades que vão me ajudar no dia a dia”, disse Tifany.

Mesmo ideal tem Tatiane de Freitas Feitosa, desempregada. Ela acredita que com mais qualificação pode concorrer de igual para igual na hora de conseguir uma vaga. “Eu vi a oferta pelas redes sociais e não pensei duas vezes, fiz minha inscrição”, comentou a jovem que mora no Bairro João Eduardo I.

Quem também chegou cedo para a aula foi Milena Feitosa Hermínio. Ela veio do Conjunto Esperança para participar do curso e está ansiosa pelas técnicas que serão repassadas. “Não vejo a hora de aprender mais a manusear um computador”, revelou Milena.

Alunos participaram da assinatura de termo de parceria entre a FEM e a Seict para desenvolvimento das atividades no Teatro Barracão Matias. Foto: Jairo Carioca/Seict

Serão 30 alunos divididos em duas turmas (manhã e tarde) que aprenderão desde a edição de textos, a apresentação de slides, controle de planilhas, gestão de banco de dados e criação de portais corporativos, entre outros aplicativos do curso Microsoft Office.

Albert Azenha, diretor de indústria da Seict, informou que outras parcerias com a Secretaria de Estado de Educação e o Ieptec, vão abrir mais vagas em regionais de Rio Branco.

O titular da Seict, Assurbanipal Mesquita, destacou que os cursos seguem uma pesquisa de mercado para promoção de conteúdos que tenham projeção de crescimento nos próximos anos. “A economia digital, a economia criativa, são desafios novos de mercado que estarão inseridos em nossas ofertas de cursos. O governador Gladson Cameli quer nossa juventude qualificada e preparada para o trabalho”, disse Mesquita.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter