Políticas públicas para mulheres são discutidas em workshop nacional

A Secretaria de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres  do Acre (SEASDHM) participou do workshop virtual “Ações e Políticas Públicas no Enfrentamento à Violência contra a Mulher”, realizado na manhã desta terça-feira, 11, via Facebook da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres do Mato Grosso do Sul.

Com a finalidade de apresentar as ações e políticas públicas que foram desenvolvidas nos respectivos estados, o evento contou com a participação de mulheres que atuam no combate à violência doméstica.

A iniciativa integra ações da campanha Agosto Lilás, que tem foco na diminuição dos índices de violência e também na criação de políticas públicas destinadas ao público feminino.

A diretora de Políticas para as Mulheres da SEASDHM, Isnailda Gondim, a convite do Grupo de Gestoras Nacionais de Políticas Públicas para Mulheres apresentou às participantes o aplicativo Botão da Vida, que foi planejado para dar segurança à vítima, prevenir o feminicídio e aplicar a lei, em caso de descumprimento das medidas protetivas.

“É necessário sempre trabalharmos a transversalidade e a interseccionalidade da política de gênero. Nós temos o aplicativo Botão da Vida vinculado à Patrulha Maria da Penha, não existe nenhum similar no Brasil. Foi aprovado como uma das melhores ações de Enfrentamento à Violência Doméstica pelo Seminário Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais  (Unale) e encaminhado ao Ministério da Mulher Família e Direitos Humanos para ingressar no Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp)”, relatou a diretora, Isnailda Gondim.

No workshop foi apresentado o site http://www.naosecale.ms.gov.br/, lançado durante a Campanha Agosto Lilás, para auxiliar mulheres que são vítimas de violência e também expor as ações de enfrentamento e combate à violência no Mato Grosso do Sul.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter