Políticas públicas

Políticas públicas e direito da pessoa idosa é tema de conferência

A 5ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, foi realizada nesta sexta-feira, 20, no auditório da Faculdade da Amazônia Ocidental – FAAO com o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”, com o objetivo de discutir as ações do Estado nas áreas da saúde, assistência social, educação e a violação dos direitos fundamentais da pessoa idosa.

Conferência dos direitos da pessoa idosa aconteceu nesta sexta-feira Foto: Neto Lucena/Secom

A conferência teve o apoio de vários órgãos de Estado e a participação da sociedade civil. A secretária de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM), Claire Cameli, esteve presente na conferência e destacou a importância da parceria entre estado e município e a preocupação com a base familiar para a pessoa idosa.

“Estamos hoje nesta conferência junto com vocês para discutir e propor democraticamente a política voltada para a pessoa idosa, e a Secretaria de Estado de Assistência Social já vem planejando para que a gente possa fazer juntamente esse trabalho com os municípios”, destacou a secretária.

Secretária de Estado, Claire Cameli, durante a abertura do evento Foto: Neto Lucena/Secom

A secretária falou sobre a situação do Fundo do Idoso, o processo que está na Casa Civil para apreciação e a importância da preocupação com essa política para o estado e para os municípios.

Conferência destacou o direito da pessoa idosa Foto: Neto Lucena/Secom

Algumas ações consideradas fundamentais foram citadas pela prefeita Socorro Neri, entre elas, as atividades desenvolvidas com os idosos para manter a saúde, como as academias que funcionam em algumas regiões da cidade e o coral.

“Na saúde nós temos o programa multiprofissional, que faz assistência à pessoa idosas, vulneráveis com debilitações por doenças, ou pelo avançar da idade em domicílio, mas agora tivemos a grata satisfação de implantar um programa de levar o remédio em casa para pessoas idosas, acamadas e os cadeirantes, as pessoas renais crônicas, portanto também é uma ação de fazer com que as ações cheguem a quem mais precisa”, completou.

O evento foi organizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, presidido por Ednilza Antonia da Rocha Sila. “Recebemos todas as ajudas, recebemos inclusive a parceria e o apoio da conferência nacional, não foi só a estadual, não foi só o município, todos trabalharam juntos”, finalizou.