Políticas de igualdade racial avançam no governo

Tião Viana e Almerinda conversaram principalmente sobre a interiorização das politicas de igualdade (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Tião Viana e Almerinda conversaram principalmente sobre a interiorização das políticas de igualdade (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana recebeu na tarde desta sexta-feira, 28, a coordenadora do Departamento de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Almerinda Cunha, que lhe deixou a par dos avanços do governo do Estado nessas políticas públicas.

Almerinda apresentou um relatório das últimas atividades e falou um pouco sobre o plano de interiorização da política de defesa racial.

O departamento é responsável principalmente por avançar nas políticas afirmativas para a população negra e indígena. Recentemente foi dada posse do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial.

Agora, Almerinda planeja a interiorização desse conselho. “Queremos que sejam criados os conselhos nos municípios, além de um fórum de discussão. É a interiorização das políticas de igualdade racial”, conta.

Além desse trabalho, o departamento também faz a defesa da população que enfrenta crimes raciais e um trabalho de promoção da cultura afro-brasileira, como a Quinzena da Mulher Negra, realizada recentemente.

Segundo Almerinda, o próximo grande evento será a Jornada de Formação das Mulheres em Gênero e Raça, em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac).

Almerinda ainda reforça que as ações do departamento só são possíveis por meio de parcerias entre instituições governamentais e agradeceu o apoio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPMulheres), Secretaria de Saúde (Sesacre), Secretaria de Educação (SEE), Assessoria Especial da Juventude e tantas outras.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter