Trabalho integrado

Polícias e Forças Armadas discutem execução de planos de ação nas fronteiras

Representantes de instituições que compõem as Forças Armadas e polícias no Acre se reuniram mais uma vez na Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) nesta segunda-feira, 21, para dar encaminhamento ao Plano Integrado Estadual de Segurança Pública e ao Plano Operacional Padrão Integrado, apresentados durante encontro na última sexta, 18.

Reunião de alinhamento foi realizada nesta manhã (Foto: Assessoria Sisp)

Em síntese, os planos envolvem questões relacionadas à gestão e aos procedimentos operacionais a serem adotados a partir de operações conjuntas e contínuas entre as instituições e são resultado de agenda que envolveu todos os gestores da Segurança Pública das regiões de fronteira brasileira, realizado no início deste mês em Brasília.

O encontro foi em decorrência da recente criação do Ministério Extraordinário da Segurança Pública, que pretende estabelecer uma política nacional de segurança em consonância com os estados, com vistas a coibir, sobretudo, a incidência dos crimes transfronteiriços, como o tráfico de drogas e de armas.

A reunião de alinhamento das ações previstas pelos planos foi conduzida pelo secretário adjunto de Segurança Pública, coronel Glayson Dantas, e pelo coordenador operacional do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), coronel Giovane Galvão. “O objetivo é fazer com que cada instituição, seja na esfera federal, seja na esfera estadual, faça os devidos apontamentos e intervenções aos planos, dentro de suas competências”, informou Galvão.

A próxima agenda deve ser realizada na próxima semana para que se chegue à homologação junto ao governo federal. “A proposta dessas reuniões é, justamente, não entregar os planos prontos e, sim, integrar todos para que se chegue à finalização deles”, completou Dantas.