Ação conjunta

Polícias Civil e Federal realizam operação conjunta em Santa Rosa do Purus

Ação teve como foco principal desarticular um esquema de desvio de verbas públicas (Foto: Cedida)

Nas primeiras horas desta quinta-feira, 5, as polícias Civil e Federal deflagraram uma operação conjunta e cumpriram seis mandados judiciais em Santa Rosa do Purus, dois mandados de prisão e quatro de busca e apreensão e prenderam duas pessoas, uma pelo crime de associação criminosa e outra por trafico internacional de droga.

A ação, coordenada pelo delegado Samuel Mendes, teve como foco principal desarticular um esquema de desvio de verbas públicas, no valor estimado de R$ 500 mil, da Secretaria de Educação Municipal de Santa Rosa, na gestão passada. O ex-tesoureiro do órgão foi preso preventivamente.

De acordo com o delegado, a investigação, que durou cerca de quatro meses, teve inicio após denuncia anônima apontando esquema de desvio de verba pública.

“Chegamos aos autores a partir de documentos e cheques que foram encontrados. Uma pessoa que teve acesso ao material nos repassou. Foi verificado que materiais e serviços que seriam destinados a uma escola da zona rural nunca chegaram lá”, observou o delegado Samuel Mendes.

Mendes diz ainda que foi uma operação conjunta onde os policiais federais deram apoio às diligências. “E depois demos apoio a eles no cumprimento de uma prisão em desdobramento da Operação Palestina, da Polícia Federal”, explica.

Um dos mandados de busca e apreensão foi cumprido no interior do prédio da Secretaria Municipal de Educação na sala onde funciona a tesouraria do órgão e outro em uma igreja, onde o investigado atua como pastor.

Operação Palestina da Polícia Federal

Ainda na manhã desta quinta, 04, em Santa Rosa do Purus, foi dado cumprimento a prisão de mais um dos indiciados por tráfico internacional na região.

O inicio da ação da Policia Federal foi no dia 26 de julho e desarticulou uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas que agia na cidade acreana e na Vila Palestina, região peruana, onde uma pessoa já havia sido presa.