Polícia Militar realiza ações de patrulhamento rural na Transacreana

DSC_7090_Fotor_Collage
As equipes percorrem a área levando informações e realizando atendimento, com ênfase na prevenção (Foto: Diego Gurgel/Secom)

“Aonde o policiamento convencional não chega, estamos com o policiamento ambiental”, explica o major Negreiros. As ações do Batalhão de Polícia Ambiental vivem uma nova sistemática de atuação, com o foco que contempla a segurança rural, atividade que está sendo realizada na Transacreana. Os objetivos são o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, levando mais segurança para a zona rural.

As equipes percorrem a área, inclusive os ramais de difícil acesso, e durante o percurso conversam com os moradores e comerciantes – uma postura para gerar a aproximação com a comunidade, levando informações e realizando atendimento, com ênfase na prevenção. Da mesma forma, recebem também denúncias e obtêm informações sobre as preocupações da comunidade. Por meio desse contato, é possível realizar averiguações de questões pontuais e planejamento de ações adequadas para a realidade local.

O proprietário do Comercial Anacleto, Eduardo Nascimento, conta que já procurou ajuda do policiamento rural, porque sempre fecha seu estabelecimento no mesmo horário e já foi perseguido, mas o assalto não chegou a ocorrer, porque se refugiou em uma chácara próxima. “Com o policiamento aqui, sentimos que estamos mais seguros, e as coisas se acalmaram mais”, diz.

comerciante anacleto
“Com o policiamento aqui, sentimos que estamos mais seguros, e as coisas se acalmaram mais”, diz Eduardo Nascimento (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Na manhã desta quinta-feira, 5, foi realizada ainda palestra na Escola Rural Teresa Miguéis, uma solicitação da diretora Leda Maria Alexandrino. “É importante orientar nossas crianças, para que elas aprendam sobre os perigos e também levem isso para os seus lares”, ressalta a diretora. A palestra apresenta os crimes ambientais e medidas de segurança. O sargento Rafael Fernandes conversou com alunos do quarto e quinto anos, orientando desde como atravessar a rodovia até sobre proibições de caça.

Cláudio Cardoso tem dez anos e concorda que a palestra é importante. “Ele falou sobre muitas coisas verdadeiras, como o desmatamento. Tem muita gente que derruba árvore e não pode”, destaca o aluno do quinto ano.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter