Outubro Rosa

Polícia Civil do Acre realiza atividades em alusão ao Outubro Rosa

A direção-geral da Polícia Civil do Estado do Acre (DGPC/AC), realizou, nesta terça-feira, 8, no auditório da instituição, um ciclo de palestra e atividades de saúde e beleza para as servidoras administrativas, agentes de polícia, escrivãs, delegadas e colaboradoras alusivas ao Outubro Rosa.

O evento foi organizado pelo gabinete do delegado-geral da Polícia Civil com o objetivo de abordar a importância de ações que envolvam a saúde da profissional da segurança pública com campanhas informativas e preventivas, entre os quais o autoexame para detectar o câncer de mama.

“Planejamos uma manhã de ações entre palestras e atividades de relaxamento, autoconhecimento e beleza. Foi uma forma que encontramos de esclarecer algumas dúvidas e também sensibilizar as servidoras para que elas comecem a fazer seus exames sistematicamente e que também atuem como agentes multiplicadoras de informações para amigas, vizinhas e familiares”, explicou a delegada da Polícia Civil Márdhia El-Shawwa Pereira.

 

Evento foi organizado pelo gabinete do delegado-geral da Polícia Civil Foto: Assessoria/ Polícia Civil

O delegado-geral da Polícia Civil no Acre, José Henrique Maciel Ferreira, enfatizou que o evento buscou levar a discussão às servidoras da Polícia Civil sobre os cuidados com a sua saúde.

“O câncer de mama é uma doença tratável e com grandes chances de cura se descoberto em sua fase inicial, por isso a importância de que cada mulher passe a fazer o seu autoexame e se descobrir algo de anormal procurar um profissional médico. A Direção Geral se preocupa com a saúde física e mental dos servidores da Polícia Civil e por isso estamos preparando outras atividades no sentido de melhorar a vida de nossos servidores, que é bem estressante”, ressaltou Henrique Maciel.

A primeira palestra foi ministrada pela médica ginecologista e obstetra, Síglia Souza de França, que falou sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

“O câncer tem cerca de 95% de chance de cura quando descoberto no seu início, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que, além do autoexame, a atividade física diária e uma alimentação saudável, também são grandes aliados na prevenção da doença”, enfatizou Síglia de França em sua palestra.

O evento contou ainda com a participação da advogada e terapeuta integrativa, Ana Lúcia Ferreira, que falou sobre “Inteligência Emocional e Qualidade de Vida no Trabalho” e a Massoterapeuta e graduanda em Nutrição Eronildes Castro, que desenvolveu atividades de relaxamento com técnicas de Reiki e automassagem na prevenção do estresse, depressão e insônia.

Às servidoras foram oferecidas também ações de beleza como maquiagem e massagem, além de distribuição de prêmios e um café da manhã.