Polícia Civil do Acre é representada na 54ª Reunião do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil do Brasil

Chefes de Polícia Civil de todos os estados brasileiros, se encontram entre os dias 14 e 16 deste mês, em Salvador, para a 54ª Reunião do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONCPC). A Polícia Civil baiana é anfitriã do encontro que tem como objetivo alinhar ações que serão pertinentes no combate ao crime organizado no país, dentre elas a Integração de Dados entre as Polícias, Estratégias e Operações a Nível Nacional de Combate à Criminalidade, Inteligência Financeira, Política de Alienação e Administração de Bens Apreendidos, entre outras discussões colocadas durante o evento.

Chefes de Polícia Civil de todos os estados brasileiros, estão em Salvador, para a 54ª Reunião do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil. Foto: Ascom

“Entre os temas, o que me chamou mais atenção foi o da Integração de Dados. Tenho certeza que essa ação irá contribuir muito para que possamos ter acesso ao crime organizado em outros estados, pois sabemos que algumas organizações têm ramificações no Brasil todo e no Acre não seria diferente. Com essa ferramenta, será possível alcançarmos  redução mês a mês nos nossos índices de criminalidade, principalmente o número de homicídios”, destacou o delegado-geral de Polícia Civil do Acre, Henrique Maciel.

Na manhã desta quarta-feira, 14, uma palestra acerca do Projeto do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) e Inteligência Artificial foi ministrada pelo doutor Wellington Clay, diretor de gestão e integração de informações da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Além do tema “Combate ao crime organizado”, o conselho segue com o encontro até a próxima sexta-feira, 16, para discutir pautas que vão desde a proteção à criança e ao adolescente, até o combate a corrupção.

O CONCPC

Criado em 1998, o CONCPC é integrado pelos chefes de polícia, delegados-gerais, diretores-gerais das policiais civis de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal. O Conselho é presidido atualmente pelo delegado de polícia, Robson Candido da Silva, diretor-geral do Distrito Federal.

O CONCPC se reúne periodicamente para tratar de temas referentes à atuação das polícias civis, visando o intercâmbio de práticas e experiências para qualificar a investigação criminal. As decisões deste conselho são consubstanciadas em resoluções e tem caráter orientativo para as polícias civis dos Estados e do Distrito Federal, que têm atribuição de investigação criminal e função de Polícia Judiciária Civil.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest