PM reforça policiamento e usa todos os recursos: cavalaria, barcos, quadriciclos

Decisão de reforço foi anunciada durante a reunião (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Decisão de reforço foi anunciada durante a reunião (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Duzentos postos de serviço a mais foram definidos pela Policia Militar, que trabalha com toda sua tropa na rua para garantir o policiamento de todas as regionais, bairros alagados e abrigos públicos. Além do efetivo dividido entre as escalas de plantão habituais, mais 800 homens estão escalados para reforçar o trabalho, que está em ritmo intensivo.

“Onde não é possível o acesso convencional a PM está usando barcos, quadriciclos, cavalaria. A tropa do Bope está pronta para ser acionada a qualquer momento e agora também estaremos em alerta a procura de pontos de luz elétrica durante a noite em áreas que estão com a energia desligada. Quem for pego fazendo gatos será preso, a exemplo do que aconteceu na tarde da sexta-feira, 24, com um eletricista na Seis de Agosto”, disse o sub-comandante da PM, Paulo César.

No Loteamento Praia do Amapá estão sendo utilizados quadriciclos, já que a área está isolada. Oitos postos de policiamento fluvial foram montados: Seis de Agosto, Cadeia Velha, Baixada da Habitasa, Base, Aeroporto Velho, Cidade Nova e dois postos no Taquari.

As informações sobre o policiamento e os quadros de cada município atingido pelas enchentes foram apresentadas na reunião do Gabinete Integrado de Mobilização-Alagação 2012, coordenado pelo governador Tião Viana. Em Brasileia foi decretado Estado de Calamidade e talvez Santa Rosa tome a mesma iniciativa. A vazante do rio está causando muitos desbarrancamentos, casas e comércios foram levados pelas águas e os danos na infraestrutura são grandes. Em Santa Rosa sete aldeias indígenas foram completamente destruídas pela alagação.

O secretário de Educação, Daniel Zen, informou que 78 escolas estaduais já foram atingidas pela alagação. “Mas a maioria está localizada em áreas rurais e ainda não iniciaram o ano letivo, portanto não temos grande prejuízo para o calendário escolar”, disse. Na rede municipal, nove escolas estão sem aulas, além de 11 módulos de Saúde da Família e dois centros de saúde que não estão funcionando.

Menores
Crianças e adolescentes que forem vistas pulando das pontes serão encaminhadas ao Conselho Tutelar para que os pais sejam informados e orientados. A medida foi tomada para evitar acidentes, uma vez que a correnteza do rio está muito forte e o risco de afogamento é alto.

Caixa já disponibilizou pagamento do Bolsa Família de fevereiro

A Caixa Econômica Federal montou um comitê de gerenciamento de crise em sua Superintendência Regional e está estudando a implantação de ações como a abertura de linhas de créditos diferenciados para atender desabrigados. O superintendente Marco Aurélio anunciou a liberação antecipada do pagamento do benefício Bolsa Família, que já está disponível para saque.

A Caixa também anunciou a abertura de uma conta, que será disponibilizada em todos os terminais do Brasil e divulgada nos extratos bancários. A agência é 3320 – Estação Experimental, operação 006, conta 71-7.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter