fiscalização

PM adquire viaturas para policiamento ambiental por meio do Programa REM Acre Fase II

A Polícia Militar do Acre (PMAC) é, atualmente, a força que mais atua na defesa do Meio Ambiente no estado. Com 71 policiais, o policiamento ambiental da PMAC desenvolve um trabalho relevante e reconhecido.

Policiamento ambiental é realizado por 71 militares. Foto: Davi da Silva Barbosa/PMAC

Para auxiliar as equipes, a PMAC adquiriu duas caminhonetes que irá auxiliar nas missões de fiscalização de ilícitos ambientais e conservação da floresta. Os veículos serão entregues na próxima semana, prontas para uso.

A PMAC é uma das subexecutoras do Programa Redd Early Movers (REM) Acre Fase II, financiado pela Alemanha e Reino Unido, que garantiu os recursos para aquisição das caminhonetes e, possibilitará, a ampliação dos resultados obtidos em 2020 nas ações de fiscalização ao desmatamento em todo o Acre.

Com a aquisição dos veículos, a corporação executa 93% dos recursos destinados para a fiscalização de ilícitos ambientais destinado pelo Programa REM Acre Fase II, por meio do Banco alemão KfW (Kreditanstalt fur Wiederaufbau). O percentual abrange também outros dispêndios para a estruturação da unidade, como a reforma do prédio do Batalhão Ambiental e a aquisição de fardamento e de material de informática, entre outros.

Veículos são utilizados em ações de fiscalização ao desmatamento. Foto: Arquivo PMAC

Ainda, com recursos próprios da instituição, foi possível incluir mais um veículo à frota, que também será destinado ao policiamento ambiental, para a prevenção e combate a ilícitos ambientais.

O comandante da unidade, major Kleison Albuquerque, reforça a importância da fiel execução do programa para a defesa do meio ambiente: “São três viaturas adquiridas, e temos a previsão de receber mais três caminhonetes, mediante o acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Meio Ambiente [Sema]. Será um reforço importantíssimo para a proteção do Meio Ambiente”.