Plano estratégico de Segurança Pública para 2011 chega a todo o Estado

Entre janeiro e fevereiro deste ano houve redução de 58,33 % nos índices de violência

A Secretaria de Segurança Pública (SESP) elaborou um plano estratégico de metas para reduzir os índices de violência no Estado. Esse plano tem sido alvo de reuniões com os comandos militares e delegados da capital e do interior.

A redução dos fatores de violência foi planejada a partir das informações do banco de dados coletadas no período de 2005 a 2010. A meta é reduzir de 6 a 7% os indicadores de crimes violentos contra a vida, bem como valorizar as ações dos policiais mediante o pagamento de premiações.

Entre as premiações estão assegurados o pagamento de R$ 1.500 mil anualmente em duas parcelas para os agentes de Polícia Civil e valorização de atividade policial (VAP), desde que sejam atingidas as metas de redução da taxa de homicídios, crime contra a vida, contra o patrimônio e desbaratamento de quadrilhas.

Já para os agentes da Polícia Militar o pagamento da Valorização da Atividade Militar (VAM) é  o mesmo, mas as metas são: redução da taxa de homicídios, apreensão de drogas e armas e redução dos crimes de roubos.

O secretário Reni Graebner explica que, entre janeiro e fevereiro deste ano, houve redução de 58,33% nos índices de violência. Já fazem parte do plano estratégico e atendem satisfatoriamente o choque de gestão exigido pelo governador Tião Viana.

Graeber esclareceu que o plano foi concebido para atender prioritariamente a população, mas, ao final, todos saem ganhando. Nas visitas ao interior, o secretário e assessores fazem o detalhamento do plano estratégico, coletam dados, ouvem sugestões e passam orientações técnicas aos policiais civis e militares quanto à utilização de ferramentas de planejamento, monitoramento e gestão a serem utilizadas no decorrer de 2011.

As ferramentas são:

– PAINEL DE ACOMPANHAMENTO DOS INDICADORES DE VIOLÊNCIA

– PAINEL DAS METAS OPERACIONAIS PARA A REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA

– PAINEL DE MENSURAÇÃO DE RESULTADOS DAS OPERACÕES

– PAINEL DE PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO

Nesta segunda-feira, 14, a equipe está  em Acrelândia. Amanhã será a vez de Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, dia 16 em Rodrigues Alves, e dia 17 e 18 em Tarauacá e Feijó. O ciclo de visitas se encerra dia 22 próximo.