A Procuradoria Geral do Estado do Acre, por meio do seu Centro de Estudos Jurídicos (Cejur), realizou, entre os dias 6 e 10 de maio, treinamento e oficina de simplificação de processos, que faz parte do Programa GesPública, uma escalada gradativa rumo à qualidade total na Administração Pública, com avaliação contínua de sua gestão.
A PGE do Acre foi a única procuradoria do Brasil a aderir ao programa que visa, sobretudo, buscar a excelência na gestão, com o fim de contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão. Um dos pilares do GesPública é causar impacto na melhoria da qualidade de vida de toda a sociedade, tornando a prestação do serviço público mais ágil e de qualidade, passando pela eliminação de barreiras burocráticas que na maioria das vezes resultam em mais ônus para as instituições públicas e, consequentemente, restrições do atendimento ao cidadão.
A oficina teve como facilitadora Simone de Souza Lima Alves, voluntária do GesPública, e contou coma presença de procuradores e servidores da Instituição. O evento teve como objetivo identificar, analisar e otimizar os fluxos de atividades e os excessos de formalidades burocráticas na PGE, que poderiam estar atrasando ou impedindo a celeridade e a eficaz prestação dos serviços internos e externos.
“Trazer uma oficina de simplificação para dentro de um órgão público é uma tarefa muito importante, mas também uma tarefa que exige muita responsabilidade. Os servidores que participaram da oficina já estavam conceituados e sensibilizados a necessidade de simplificar seus processos, de cortar algumas tarefas e de melhorar outras. Quando a gente chega a um órgão que já tem essa sensibilidade é muito mais fácil de conduzir esse trabalho. Percebi que algumas pessoas que participaram tem potencial inclusive para ser multiplicadores desse conhecimento. Fico muito satisfeita de ter chegado a um órgão que estava com vontade de melhorar e que agora vai realmente trabalhar naquilo que aprendeu”, disse Simone de Souza Lima Alves.
Para o corregedor-geral da PGE, Tito Costa, o encontro leva a uma reflexão sobre aquilo que se está fazendo e como se pode fazer melhor, de forma mais simples.