Petrobras continua o transbordo de combustível em Porto Acre

A transferência de combustível para Rio Branco continua sendo feita (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Transferência de combustível para Rio Branco continua sendo feita (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Há pouco mais de uma semana, atracaram em Porto Acre três balsas vindas de Manaus (AM) com cinco milhões de litros de combustível – duas com diesel e uma com gasolina.  O esforço do governo do Acre tem sido intenso para garantir o abastecimento em todo o estado. A equipe da Petrobras segue com a transferência do produto para a base da empresa, em Rio Branco. Outra balsa já saiu do Amazonas em direção ao Acre.

Segundo o gerente da Petrobras no Estado, Paulo Oliveira, metade da gasolina transportada em uma das balsas já foi retirada, e na manhã desta quarta-feira, 2, deu-se início ao transbordo de óleo diesel S 500 para transportá-lo à capital.

“A equipe começou às seis da manhã, e a estimativa é de que seja retirado pelo menos um milhão de litros do diesel até o fim do dia. Já a gasolina ainda tem um volume grande em estoque na base”, explica Paulo.

No mês de março entrou no estado 1,3 milhão de litros de combustível em caminhões, antes da interdição da BR-364 no período mais crítico da enchente do Rio Madeira, em Rondônia. Mais três milhões vieram de Cruzeiro do Sul entre os dias 24 de fevereiro e 19 de março.

Já chegaram três balsas de Manaus, um total de cinco milhões de litros do produto (Foto: Val Fernandes)
Já chegaram três balsas de Manaus, num total de cinco milhões de litros do produto (Foto: Val Fernandes)

Outra estratégia do governo foi importar do Peru carretas com capacidade de até 20 mil litros do produto. Na terça-feira, 1, chegaram sete caminhões e para hoje, 2, está prevista a chegada de outras sete.

Graças ao empenho das equipes da Defesa Civil do Acre que trabalham diariamente nos trechos alagados da rodovia, foi possível a passagem de duas carretas que estão a caminho com sete mil litros de diesel S-10, nove mil de diesel comum e 23 mil de gasolina.

Além dos cinco milhões trazidos de Manaus, também vieram a Rio Branco 2,4 milhões de gasolina e 11,8 milhões de litros de diesel direto da base da Petrobras, em Cruzeiro do Sul, que chegaram por balsa.