Compartilhando conhecimentos

Pesquisadores do Amapá e Pará conhecem produção de óleos vegetais no Acre

Na visita, os pesquisadores vieram conhecer a Funtac, especialmente o laboratório de Produtos Naturais, no que diz respeito a sua rotina (Foto: Cedida)

O Laboratório de Produtos Naturais (LPN), localizado na Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), recebeu nesta semana a visita técnica da pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental de Belém, Laura Abreu, e o analista da Embrapa Amapá Leandro Damasceno.

A visita foi acertada com a diretora técnica Silvia Basso, conforme programação de atividade do projeto Kamukaia, do qual ela participa.

“O intercâmbio entre os laboratórios proporcionou a troca de informações e conhecimentos gerados entre a Embrapa (Amapá e CPATU), o IEPA e a Funtac, para a validação de metodologias de extração e análise de óleos vegetais, com ênfase para andiroba, copaíba e pracaxi, e o seu aproveitamento na fabricação de produtos finalísticos”, explicou Silvia Basso.

A diretora técnica diz ainda que o encontro visa a padronização de metodologias de análise e certificação da qualidade de óleos vegetais, pois, entre os laboratórios que participam dessa atividade, o laboratório de Tecnologia de Produtos Naturais da Funtac é o que possui uma rotina de análises em óleos mais consolidada, por isso foi definida a primeira visita à Funtac.

De acordo com o analista da Embrapa Amapá Leandro Damasceno, a ideia foi conhecer as experiências da Funtac com certificação da qualidade de óleos vegetais.

“Viemos conhecer os métodos de fabricação de óleos vegetais, haja vista que, a biodiversidade nesse Estado é rica proporcionando pesquisas mais aprofundadas. Nossa intenção é futuramente levar esse modelo de serviço do LPN para o Amapá”, enfatizou Damasceno.