Pesquisador da Ufac ganha Prêmio Samuel Benchimol

Projeto sobre extrativistas e área protegida do Acre é o vencedor da categoria social

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) divulgou os ganhadores do Prêmio Professor Samuel Benchimol 2008. Ex-diretor da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) e professor da Universidade Federal do Acre (Ufac), o pesquisador Écio Rodrigues  ficou em primeiro lugar na categoria social com o projeto "Extrativistas e área protegida do Acre.

Na categoria Ambiental, o ganhador foi Ederson Augusto Zanetti e Marcelo de Castro Souza, da Associação dos Produtores Rurais do Vale do XV, de Guarantã do Norte (MT), com a "Proposta de criação do serviço de carbono rural da Amazônia".

A categoria Econômica-Tecnológica foi vencida por Carmelita de Fátima Amaral Ribeiro, Kil Jin Park e Miriam Dupas Hubinger, da Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas, com o projeto "Desidratação osmótica e defumação líquida para a obtenção de piraíba seca com melhor qualidade sensorial". Pesquisadores do Inpa ficaram com a segunda colocação, seguidos por pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão.

O prêmio na categoria Personalidade foi concedido a Armando Dias Mendes, da Universidade Federal do Pará. Mendes foi presidente do Banco da Amazônia, professor colaborador da Universidade de Brasília, secretário-geral do Ministério da Educação, consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Com informações de www.amazonia.desenvolvimento.gov.br

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter