Pesquisa vai nortear ações contra depressão na gravidez

Coordenadora de psicologia do Hospital Pequeno Príncipe, Ângela Bley, destaca importância da pesquisa (foto Maxmone Dias)

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), revelam que a depressão teve um aumento em todo mundo de cerca de 20% nos últimos anos. A organização indica ainda, que em 2015 o número de pessoas com depressão chegou a 322 milhões, sendo 18,4% a mais que em 2005.

A depressão é uma realidade bem presente também na vida de mulheres durante a gravidez, tanto durante a gestação, como a que acontece no pós-parto.

Para esse público específico, o Governo do Acre, por meio da Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre), vai apresentar novidades, já que realizou na segunda-feira, 09, no auditório da Assembleia Legislativa do Acre, a apresentação dos dados da pesquisa do Projeto 150 mil Chances de Vida, que é coordenado pelo Complexo Pequeno Príncipe, do Paraná.

A apresentação dos resultados é apenas o ponta pé inicial para a construção de programas estratégicos de execução e tratamento para grávidas que apresentam sintomas da doença.

A psicóloga e pesquisadora do projeto Clarice Zotti, destaca a pesquisa. “A partir desses dados, a ideia é que possa ser adotada uma medida para tentar evitar a doença, já que durante a gestação, a ansiedade tende a aumentar e há sempre o risco da depressão pós-parto”.

“A ideia é vermos como estão os níveis de ansiedade e depressão durante a gestação, e também utilizar esses dados que obtivemos durante a pesquisa como indutores de políticas públicas sobre o assunto, Zotti.

A coordenadora do serviço de psicologia do Hospital Pequeno Príncipe, Ângela Bley, destaca que a depressão tem um índice cada vez mais alto, e por isso, a pesquisa é de grande importância. “É importante que esse tipo de ação aconteça em todo o país. Precisamos desse nível de cuidado com as mães para que tenhamos uma população mais saudável, já que depressão na gravidez e no pós-parto é muito séria.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter