Pescadores fazem festa no Juruá

Desfile de barcos em homenagem a São Pedro prestigiou também a Seleção Brasileira

pescaria_onofre_brito_0316.jpg

Festa nas embarcações na comemoração da Semana do Pescador no Vale do Juruá (Foto: Onofre Brito/Secom)

pescaria_onofre_brito_0317.jpg

Jurados participam de competição durante uma das brincadeiras da festa (Foto: Onofre Brito/Secom)

Os pescadores de Cruzeiro do Sul conseguiram mudar o conteúdo de sua história nos últimos tempos. Existem cerca de oito mil profissionais do ramo no Estado, seis mil deles no Vale do Juruá, que se sentem mais valorizados com uma série de conquistas adquiridas com apoio dos Governos do Estado e Federal, que lhes elevou a autoestima. As festas, que foram realizadas esta semana, na praia em frente à cidade, comemorando a passagem da ‘semana dos pescadores’, deram bem uma amostra do estado de espírito da categoria.

Durante os dias de festa, milhares de pescadores, dos cinco municípios da região de Cruzeiro do Sul, participaram de eventos culturais e esportivos promovidos pela Colônia de Pesca da cidade em parceria com a Superintendência do Ministério da Pesca do Acre.

Nos dois primeiros dias aconteceram torneios de futebol de areia, de vôlei, competições em canoagem, entre outras brincadeiras. Na festa de encerramento, um grande desfile de barcos ornamentados com faixas e balões coloridos (grande parte homenageando a seleção brasileira que disputa a Copa do Mundo) chamou a atenção da população; era fruto da veneração a São Pedro, o padroeiro dos pescadores. Também houve a escolha da ‘musa dos pescadores’. Na passarela improvisada, a beleza da mulher ribeirinha (todas as candidatas eram filhas de pescadores) foi o grande destaque e a vencedora foi Eliciane Cauache de Oliveira, estudante universitária.  

pescaria_onofre_brito_0449.jpg

Barco ornamentado com decoração verde e amarelo homenageia o Brasil durante a festa dos pescadores do Juruá (Foto: Onofre Brito/Secom)

Caminhão frigorífico

A festa de encerramento foi prestigiada pelo Superintendente da pesca no Acre, Samir Pinheiro de Moura, e pelo Secretário Nacional de Infraestrutura e Fomento do Ministério da Pesca e Aquicultura, José Claudenor. Este fez a entrega de um caminhão frigorífico para a Colônia de Pescadores de Cruzeiro do Sul.

O pescador Adaías Souza é fervoroso e lotou seu barco com a família e amigos para a procissão a São Pedro. "Nós trabalhamos muito e passamos muito tempo fora de casa em busca do pão de cada dia para a nossa família e com certeza temos a proteção de São Pedro. Por isso, precisamos sempre estar renovando a nossa fé e pedindo a São Pedro mais forças para continuar nosso trabalho com sucesso".

Samir Pinheiro e o presidente da Colônia de Pescadores de Cruzeiro do Sul, Elenildo Nascimento, são unânimes em reconhecer que a categoria dos pescadores teve muitos avanços e pode comemorar. "Graças ao presidente Lula, comemoramos a regularização da profissão dos pescadores, a criação do Ministério da Pesca, e outros benefícios que asseguram os direitos dos pescadores", disse Samir. José Claudenor achou "fantástica a celebração" e lembrou que o Ministério da Pesca também está em festa e comemora o primeiro aniversário.