Peritos do Amapá conhecem complexo de perícia do Acre

Estabelecer cooperação técnica e buscar a experiência acreana para subsidiar projetos na área de segurança pública são os objetivos da visita

dsc02125.jpg
dsc02131.jpg

Nesta terça-feira, 28, uma equipe de peritos do Estado do Amapá visitou o complexo pericial da Polícia Civil, em Rio Branco (Foto: Assessoria Polícia Civil)

O empenho do governo para garantir o fortalecimento dos serviços policiais com humanização no Acre atraiu o interesse das autoridades de outros Estados do Brasil, que planejam implantar fluxo de atendimento similar ao modelo acreano. Além do Tocantins e do Rio Grande do Sul, que no início de 2011 manifestaram interesse, nesta terça-feira, 28, uma equipe de peritos do Estado do Amapá  visitou o complexo pericial da Polícia Civil, em Rio Branco.

Acompanhados do diretor do Departamento de Polícia Técnico-Científica do Acre, Halley Vilas Boas, os peritos Odair Pereira Monteiro (diretor da Polícia Técnica do Amapá) e Pablo Abdon da Costa Francês (chefe de Gabinete) foram recebidos pelo secretário da Polícia Civil Emylson Farias. Durante a visita os peritos criminais do Amapá enalteceram os avanços da segurança pública no Estado.

“Dois anos após minha primeira visita a Rio Branco, posso comprovar que houve uma revolução na estrutura e no trabalho desenvolvidos pela Polícia Civil. Agora entendo por que o Acre tem servido de modelo para outros Estados”, disse Francês. Monteiro destacou a acepção da política de segurança acreana e os investimentos na área como um dos fatores para o fortalecimento da instituição.

Os peritos realçaram a implantação do Instituto de Analise Forense (IAF) como um grande avanço para a perícia criminal acreana. Outro fator que chamou atenção dos visitantes foi o uso do Sistema Automatizado de Identificação por Imagem (Afis), que começou a ser implantado e em 120 dias deverá estar com 100% de operacionalização. O Acre foi o primeiro Estado brasileiro a usar o sistema na identificação civil e criminal.

O secretário Emylson Farias lembrou que o sistema permite à polícia adquirir uma resposta mais eficiente na elucidação de crimes. O Afis é usado para comparar uma impressão digital com impressões previamente arquivadas no banco de dados do sistema, ferramenta usada com sucesso por países que já possuem esse preceito.

Os peritos da Polícia Civil do Amapá  anteciparam ainda que o governo amapaense está em tratativas para uma visita do secretário de Segurança do Amapá, do comandante da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. A cúpula de segurança do Amapá, segundo os peritos Monteiro e Francês, tem como objetivo estabelecer cooperação técnica entre as polícias judiciárias e buscar a experiência do Acre para subsidiar projetos na área de segurança pública daquele Estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter