Oportunidade de gerar renda

Pequenos Negócios: uma porta para os microempreendedores

Um dos grandes desafios de um governo é proporcionar meios para economia do Estado crescer forte com geração de empregos. Nessa linha, a gestão Tião Viana, por meio da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios do Acre (SEPN), desenvolve diversas ações e projetos para impulsionar o empreendedorismo local.

Desde sua criação, a SEPN já alcançou mais de 28 mil famílias com a entrega de equipamentos e capacitações técnicas profissionais (Foto: Arquivo Secom)

Criada em 2011, pelo governador Tião Viana, a SEPN tem a missão de gerar oportunidades de trabalho e incluir socialmente as famílias do Acre em projetos de geração de renda. Em parceria com instituições públicas e privadas, o programa de incentivo ao empreendedorismo vem sendo executado por meio de capacitações técnicas.

De acordo com o secretário de Pequenos Negócios, Henry Nogueira, a meta inicial era alcançar 30 mil famílias com benefícios que vão desde o cadastro, capacitação e entrega de equipamentos à população beneficiada. “Em sete anos, Já atendemos mais de 28 mil famílias com o programa de pequenos negócios, sendo um investimento que supera a marca de R$ 35 milhões”, explicou.

Desde de 2015, o governo do Estado promove o programa de feiras regionais em datas festivas em vários municípios acreanos. Nos dois últimos anos, essas feiras tornaram a ser realizadas com mais frequência, ou seja, não só em datas comemorativas, mas duas vezes ao mês em diversos pontos da capital.

Nogueira destaca ainda que além de movimentar a economia, os empreendimentos que têm surgido a partir de pequenos negócios são um instrumento de transformação social no Acre.

“A pequena economia tem efeitos grandiosos, em um período conturbado em que o país atravessa são os pequenos empreendedores que mantém o capital de giro. Muitas pessoas iniciam um pequeno negócio por precisão, mas nossa missão é incentiva-los e ajuda-los a crescerem profissionalmente”, declarou Henry Nogueira.

Feiras organizadas pela SEPN movimenta a economia na capital e no interior (Foto: Arquivo/Secom)

Incentivo ao microempreendedor

Com o objetivo de levar a liberdade econômica à população de todas as cidades do Acre, o programa Pequenos Negócios beneficiou mais de três mil famílias, somente em 2017, e desde a sua criação já foram alcançadas cerca de 16 mil famílias com a entrega de equipamentos.

A cabeleireira Maria Menez, uma das beneficiadas com um kit de salão de beleza, fala dos desafios como mudou sua vida após ser agraciada por meio do Pequenos Negócios.

“Sou cabeleireira há mais de cinco anos, sempre atendendo meus clientes em casa, mas nunca sobrou dinheiro para comprar meus equipamentos, pois toda renda era investida nas contas de casa”, disse Maria.

“Em 2016 ganhei um kit com cadeira, lavatório e um carrinho, secador, prancha entre outros equipamentos, para colocar os equipamentos, tudo isso se fosse comprado com meu dinheiro, ultrapassa os R$ 4.000,00. Agora pretendo até contratar uma ajudante, pois a clientela aumentou, tudo isso graças ao incentivo do governo do estado”, completa.