Pequeno negócio indígena é destaque na Expoacre 2015

“Estou bem feliz e espero que até o finam do evento a gente tenha vendido tudo”, frisou Antônia (Foto: Angela Peres/Secom)
“Estou bem feliz e espero que até o fim do evento a gente tenha vendido tudo”, frisou Antônia (Foto: Angela Peres/Secom)

Rompendo as fronteiras de comércio dos festivais indígenas, os empreendedores do Ateliê Yawa participam pela primeira vez da Expoacre.

Contemplado com capacitação profissional e três máquinas de costura pelo governo do Estado, o grupo indígena está expondo seus produtos no estande da Secretaria de Pequenos Negócios.

As peças confeccionadas no ateliê possuem a identidade cultural da tribo indígena Yawanawá. São blusas, vestidose calças, entre outras vestimentas, com aplicações de miçangas e pinturas de kenês nos tecidos. O empreendimento, que fica localizado em Tarauacá, gera emprego e renda para dez indígenas da região.

O grupo está instalado em uma barraca comercial dentro do Espaço dos Pequenos Negócios. Para Antônia Yawanawá, a feira é uma ótima oportunidade de negócio. “A gente nunca tinha participado de uma feira antes, ainda mais do tamanho dessa. Estou bem feliz e espero que até o fim do evento a gente tenha vendido tudo”, contou, empolgada.

Antônia, que veio para Rio Branco sozinha, representar o ateliê na Expoacre, destaca que o empreendimento oferece emprego para os mais jovens.

“Já costurava há muito tempo, mas as aplicações de miçangas eu não domino. Quem faz são os jovens da aldeia que trabalham conosco. Isso os ajuda a se manter e estudar na cidade”, explica.

Segundo o secretário de Pequenos Negócios, Henry Nogueira, o governo do Estado tem atuado de maneira permanente na consolidação dos empreendimentos acreanos.

“Além de apoiarmos a criação de novos pequenos negócios, também acompanhamos os empreendimentos. Por isso, selecionamos empreendedores de todo o Estado para participar da Expoacre, pois compreendemos a importância econômica do evento para os nossos beneficiários”, afirmou.

As peças confeccionadas no Ateliê possuem a identidade cultural da tribo indígena Yawanawá (Foto: Angela Peres/Secom)
As peças confeccionadas no ateliê possuem a identidade cultural da tribo indígena Yawanawá (Foto: Angela Peres/Secom)