Pelotão de Trânsito em Cruzeiro do Sul recebe reforço

Vários equipamentos foram entregues pelo Detran e ajudarão a manter a segurança durante o carnaval

equip001.jpg

Equipamentos reforçarão a segurança no trânsito da região do Juruá (Foto: Onofre Brito)

O Pelotão de Trânsito da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul recebeu do Departamento Estadual de Trânsito uma série de equipamentos, inclusive kits individuais para os policiais de trânsito. O conjunto de equipamentos foi entregue ontem, 2, na sede local do Detran; fazem parte dele 10 capacetes, 25 coletes refletores, 25 apitos, frascos spray para marcar os locais de acidentes; quatro pneus para um veículo Parati e oito pneus de moto.

Também já estão em Cruzeiro do Sul os materiais necessários para instalação do semáforo de quatro tempos na Praça do Centro Cultural, no centro da cidade. À noite chegaram a Cruzeiro do Sul os técnicos que atuarão na montagem das luminárias. Os postes já estão fixados desde segunda-feira e segundo do gerente interino da Ciretran local, Valdeci Dantas, até sexta-feira o semáforo já estará em testes, mas apenas como sinal de alerta.

A diretora do Detran, Sawana Carvalho, viria pessoalmente à cidade fazer a entrega dos kits,mas não pode embarcar já que o avião que faz o vôo da madrugada não poderia aterrissar devido ao tempo chuvoso. Ontem pela manhã, Sawana concedeu entrevista por telefone ao radialista Nonato Costa, no programa ‘Se Liga Juruá’, da rádio Aldeia, quando falou do objetivo do governo do estado em oferecer um carnaval com alegria. Ela informou que, para isso, além de blitzes educativas vai haver rigor na blitzes fiscalizatórias por parte do Detran e da Polícia Militar.

Segundo o gerente interino da Ciretran em Cruzeiro do Sul, Valdeci Dantas, os municípios de Mâncio Lima e Rodrigues Alves tem um bafômetro cada, a Ciretran de Cruzeiro do Sul também tem um e a Polícia Militar tem dois. Eles serão utilizados durante o carnaval. O motorista não tem a obrigatoriedade de se submeter ao teste do bafômetro, mas se houver indicação de que ele esteja alcoolizado será feito um laudo de verificação de embriaguez alcoólica.

O comandante da PM em Cruzeiro do Sul, coronel Nascimento, esteve presente no ato da entrega dos kits e agradeceu o apoio do Detran no sentido de que a PM tenha sucesso em suas ações para reduzir os acidentes de trânsito, principalmente aqueles em que há vítimas fatais. Ele disse que a PM já fez o planejamento estratégico para os dias de carnaval, tanto na Avenida Mâncio Lima, onde acontecerão os desfiles das Escolas de Samba, quanto nas vias centrais onde acontece o carnaval de rua. Ele informou ainda que a juíza da Segunda Vara Criminal e Execuções Penais da cidade, Evelin Cerqueira, marcou par sexta-feira uma reunião em que serão definidos os procedimentos durante o carnaval em relação a diversos temas incluindo aí o trânsito e a presença de menores na folia.

O sargento Orlando, subcomandante do Pelotão de Trânsito, comentou que os kits eram reivindicação antiga, agradeceu o atendimento do pleito e destacou que os coletes refletores ajudam a identificar os policiais no período noturno, o que reflete em sua segurança.