#PartiuAcre: Dia Nacional do Turismo é celebrado nesta terça-feira

Território acreano concentra grande parte das espécies de pássaros da Amazônia (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Quem não gosta de viajar, conhecer locais, pessoas, culinárias e culturas diferentes? A atividade turística tem influência direta no desenvolvimento e crescimento econômico das cidades. Nesta terça-feira, 8, celebra-se o Dia Nacional do Turismo. A data foi instituída em 2012, pela então presidente Dilma Rousseff.

No Acre – estado localizado no Norte do país, onde o índice de desmatamento reduziu 34% em 2017 e que 87% da floresta permanece preservada – o ecoturismo despontou nos últimos anos, devido os investimento do governo do Estado no fortalecimento do turismo de base comunitária.

Rico em biodiversidade, o território acreano concentra grande parte das espécies de pássaros da Amazônia, muitas encontradas apenas nessa região do país, as espécies endêmicas. Esse fator tem contribuído para o crescimento da atividade de observação de aves no Acre, que atrai turistas do mundo inteiro, gerando renda tanto nas comunidades, quanto nas cidades.

A diversidade dos povos indígenas é outra característica que compõe a pluralidade da cultura acreana e contribui com o fortalecimento do ecoturismo na região. No ano passado, 27 festivais indígenas foram promovidos no estado.

Segundo a secretária de Estado de Turismo, Rachel Moreira, a atividade econômica auxilia na conservação da floresta. “Quando a gente tem uma comunidade usufruindo dos benefícios que o turismo traz, ela entende que a preservação daquele ativo é importante. Porque se ela destrói o ativo ambiental, que atrai o turista, automaticamente a comunidade perde público. A conservação dos recursos naturais tem gerado renda e emprego dentro das florestas no Acre”, salientou.

Festival Yawa é um dos atrativos turísticos do Acre (Foto: Alexandre Noronha)

Políticas públicas

Os festivais indígenas são fruto de valorização da cultura, que iniciou nos anos 2000, por meio do Primeiro Seminário de Cultura Indígena entre Acre e Sul do Amazonas. Com as populações tradicionais, o governo do Estado também tem atuado de maneira integrada.

Atualmente, o estado atua no desenvolvimento do Plano de Turismo de Base Comunitária do Croa – região do Vale do Juruá – e, neste ano, vai implementar outros planos de turismo na Serra do Divisor, Trilha Chico Mendes, Cazumbá-Iracema, Santa Raimunda, além de atividades em Terras Indígenas e na zona rural de Rio Branco.

Reconhecimento

Reconhecido por sua política de desenvolvimento sustentável, o Acre possui 47,9% do território composto por áreas protegidas e sedia pela primeira vez o Seminário Internacional de Turismo em Áreas Protegidas da Amazônia. A quinta edição do evento é realizada de 7 a 9 de maio, no auditório Garibaldi Brasil da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Serra do Divisor (Foto: Pedro Devani/Secom)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter