Parcerias garantem acesso de alunos da Escola José Ribamar Batista à universidade

Dezenove alunos. Esse é o número de estudantes dos terceiros anos da Escola José Ribamar Batista (Ejorb), aprovados em 2020 para cursos na Universidade Federal do Acre (Ufac) nas primeira e segunda chamadas. “Com a terceira e quarta chamadas vamos chegar a 25 alunos aprovados”, fez questão de dizer a professora Franciléia da Silva Barrozo, gestora escolar.

E todo esse sucesso se deve, em parte, ao Pós-Médio, disciplina que funciona como uma espécie de Pré-Enem e às várias parcerias que são desenvolvidas. Uma delas, as aulas de redação, da professora Patrícina Rufino, realizada em conjunto com a professora Sirlene Luz, que está sempre junto dos alunos da elaboração das redações.

Em 2020, uma parceria foi realizada com o curso Aprova Mais. Foi elaborado o projeto Aprova Mais Ejorb, no qual os alunos participavam das aulas online e pagavam um valor simbólico (R$ 20). “Fizemos essa parceria para quem quisesse fazer parte”, explica a professora Franciléia Barrozo.

Professora Fanciléia: Parceria com a Ufac em 2021. Foto: Stalin Melo

Outro projeto importante, realizado em 2019, foi o Aprenda Mais, com o objetivo de ensinar o aluno a ser estudante. O projeto também agraciou os professores.

Para 2021, a diretora do Ejorb explica que há um convênio com a Ufac por meio do Média Aprove, um Pré-Enem cujos professores serão os acadêmicos do curso de Medicina. O convênio é voltado para alunos de baixa renda e, inicialmente, quatro alunos do Ejorb haviam sido aprovados. “Fizemos uma parceria para que os alunos dos terceiros anos participassem das aulas utilizando o domínio da escola”, destacou a professora.

Dos alunos que passaram no Enem do ano passado, pelo menos dez deles tiraram nota acima de 700 na redação. É o caso do aluno Gabriel Gomes, que fez 820 pontos. Ele ficou, em 2019, no segundo lugar nacional da Olimpíada de Língua Portuguesa. Já a aluna Adriana Lathifa fez 960 pontos.

Dezenove alunos do Ejorb foram aprovados na Ufac nas primeira e segunda chamadas em 2020. Foto: Stalin Melo

“Assim que são aprovados, eles vêm logo na escola pegar a documentação para fazer a matrícula. É bom lembrar que todos os alunos foram aprovados no curso que projetaram, desde o primeiro ano, no projeto de vida deles, e isso é muito bom”, frisou Franciléia Barrozo.

Alunos do Ejorb aprovados para a Ufac no Enem 2020

Sandy Lima Silva – Teatro

Luinayra Silva Albuquerque – Teatro

Giovana Nogueira Saldanha – Biologia

Maria Cristieli Pereira Moura – Economia

Daniel Coelho Passos – Educação Física (Licenciatura)

Maíza Barroso Guimarães – Educação Física (Bacharelado)

Vinícius da Silva Gomes – Engenharia Agronômica

Raí Alves dos Santos – Educação Física (Bacharelado)

David Mendonça de Araújo – Medicina Veterinária

Thiago da Silva Gomes – Engenharia Civil

Gerline Sara Ferreira Teixeira – Letras Português

João Victor de Lima Vieira – Economia

Lauanda Alves Flores da Silva – Educação Física (Bacharelado)

Sílvio Gabriel de Castro dos Santos – História (Bacharelado)

Kevin Aciole de Souza – Matemática

Thiago Silva de Araújo – Biologia

João Pedro de Souza Pereira – Engenharia Agronômica

Saulo Inácio Moraes Santos – Inglês

Jhonatan Lopes de Lima – Química

Alunos agradecem

No Instagram da Escola (@ejorb), os alunos fizeram questão de agradecer. Adriana Lathifa, que tirou 960 pontos na redação, disse: “Agradeço a todos os funcionários do Ejorb, pois fizeram parte dessa construção. Agradeço ao modelo integral por ter aflorado em mim o autodidatismo”.

Já o aluno Gabriel Gomes fez questão de dizer: “A Ejorb está em festa pelas conquistas e em meio a um ano atípico obtivemos bons resultados. A conquista há de abrir novos caminhos, surgirá novos horizontes e apontará para um futuro cheio de oportunidades”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter