Parceria entre produtores e governo garante trator para Bonal

Raimundo Macedo, presidente cooperativa, agradece à Seaprof pelo apoio aos produtores familiares da Bonal (Foto: Leônidas Badaró)
Raimundo Macedo agradece à Seaprof pelo apoio aos produtores familiares da Bonal (Foto: Leônidas Badaró)

Mais uma parceria entre o setor produtivo e o governo do Estado resulta no beneficiamento de produtores familiares. Desta vez, os produtores que fazem parte da Cooperativa Bom Destino, no Projeto de Desenvolvimento Social Bonal, localizado no quilômetro 75 da BR-364, são os beneficiados com um trator que vai ser usado no preparo da terra e, principalmente, no escoamento da produção local. O veículo fica cedido à comunidade pelos próximos três anos.

A cooperativa tem cerca de 260 produtores associados que têm como principais produções a borracha, o palmito de pupunha, mandioca para a fabricação de farinha, castanha e açaí.

Raimundo Macedo, presidente da entidade fala da parceria. “Esse trator é muito importante. O governo tem nos ajudado por meio da Seaprof. Antes, a gente escoava a produção de forma terceirizada, o que encarecia o nosso custo e acabava que o lucro era muito pequeno”, afirma.

Uma das principais fontes de renda para os produtores rurais é a venda do látex para a fábrica de preservativos de Xapuri. A cada 15 dias, os extrativistas chegam a fornecer cerca de 10 mil litros do látex extraído das seringueiras da região.

Césio Medeiros, coordenador da Bonal pela Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), falou que a parceria é exemplo para outras comunidades. “Ficamos felizes com o resultado que conseguimos aqui. Os produtores entenderam que precisavam ser parceiros e hoje tem um trator para momentos especiais”.