Parceria entre governo e Senar vai levar curso para produtores rurais

Seaprof vai disponibilizar máquinas para capacitação de produtores rurais dos 22 municípios do estado (Foto: Leônidas Badaró)
Seaprof vai disponibilizar máquinas para capacitação de produtores rurais dos 22 municípios do estado (Foto: Leônidas Badaró)

Uma parceria entre o governo do Acre, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) vai ofertar para cerca de 100 produtores rurais de todos os municípios curso de operador de máquinas pesadas.

Um dos grandes problemas enfrentados pelos produtores rurais durante o verão amazônico, quando os serviços de preparo de solo para agricultura, como mecanização e destoca, são realizados é a falta de profissionais habilitados para operar os tratores que realizam esse trabalho.

A falta de mão de obra qualificada atrasa o cronograma correto para o plantio, prejudicando a produção.

Para sanar esse problema a Seaprof convidou o Senar para a construção de uma parceria. As duas entidades assinaram um Termo de Cooperação Técnica que vai resultar na capacitação de produtores rurais.

Serão selecionados, no mínimo, três produtores de cada município, indicado pelos sindicatos de trabalhadores rurais e associações de produtores de cada local.

O termo estabelece que a Seaprof terá como obrigação disponibilizar as máquinas e equipamentos que serão utilizados nas capacitações e articular a logística necessária para a realização do curso.

Já o Senar fornecerá os profissionais que vão ministrar as capacitações e também o material didático usado nos cursos.

“A expectativa é a melhor possível. Esse tipo de mão de obra é escasso e prejudica o produtor, que não consegue preparar a terra no tempo certo. Com essa capacitação, os produtores vão poder trabalhar tanto em suas propriedades como também em outras áreas indicadas pelas associações e sindicatos”, afirma Glenilson Figueiredo, gestor da Seaprof.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter