Capacitação

Parceria entre governo e prefeitura de Senador Guiomard viabiliza certificação de gestores escolares

Uma parceria foi firmada entre o Governo do Estado do Acre, por meio do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), e a Prefeitura de Senador Guiomard para viabilizar a capacitação e a certificação de professores para o desempenho da função de gestor escolar naquele município.

Parceria garante maior alcance da ação Foto: John Ólivan

A solenidade para a aula inaugural do curso de capacitação dos candidatos foi realizada nesta quarta-feira, 27, em Senador Guiomard.  Ao todo, são 32 professores matriculados.

A intenção do processo de certificação é habilitar os professores do quadro efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Senador Guiomard para o desempenho da função de diretor escolar, em cumprimento às leis estadual e municipal que dispõem sobre a gestão democrática das unidades escolares da rede pública de educação básica.

Com isso, pretende-se preparar os gestores escolares para o desempenho da função de diretor, norteados nos princípios da gestão democrática, propondo novos saberes e mecanismos, visando melhores resultados de aprendizagem e formação dos alunos.

“O governador Gladson Cameli nos orientou a buscar construir parcerias com as prefeituras para que, por meio de capacitações como esta, haja o fortalecimento da educação básica em nosso estado”, disse o presidente do Ieptec, Francineudo Costa.

Além de representantes do Ieptec, integraram o dispositivo de honra representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal de Senador Guiomard Foto: John Ólivan

De acordo com a secretária municipal de Educação de Senador Guiomard, Adriana Rogério, existe uma grande responsabilidade em assumir a direção de uma escola.

“Quando fomos pensar na realização deste curso, ficamos tranquilos em firmar a parceria com o Ieptec, pela seriedade com que é realizado o trabalho ali. Hoje, estamos fazendo valer cumprir a lei e a democracia”, disse.

Após a certificação, os candidatos estarão aptos a participar do processo de eleição de gestores escolares Foto: John Ólivan

 O curso tem duração de 40h, três meses subsequentes, e é ofertado na modalidade de educação à distância (EaD), por meio da plataforma Moodle.

A certificação integra a primeira parte do processo. A partir dela, os profissionais estarão aptos a participar da etapa do processo para provimento da função de diretor escolar, representado pela eleição direta pela comunidade escolar.