Parceria entre Estado, Município e Associação Comercial define plano de combate a crimes contra o patrimônio em Cruzeiro do Sul

Tido como o município que vem recebendo a maior parcela dos investimentos do governo do Acre na área de segurança pública, Cruzeiro do Sul promoveu, na manhã desta quinta-feira, 9, um encontro para discutir e definir ações de combate a crimes contra patrimônio na região.

Presentes à reunião estavam o titular da Secretaria da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), coronel Paulo Cézar Santos; o prefeito Zequinha Lima; autoridades de segurança locais e estaduais; e o presidente da Associação Comercial da cidade, Luiz Cunha.

Cumprindo agenda no Juruá, o titular da Sejusp ajudou a definir as ações do plano de combate ao crime contra patrimônio em Cruzeiro do Sul. Foto: Marcos Santos/Secom

“O nosso objetivo é desenvolver um plano de ação que nos permita nos antecipar à ação criminosa, bem como reprimir aqueles que cometem esse delito. É uma ação que exige esforço contínuo e, sobretudo, integrado, pois acreditamos que a sociedade tem muito a contribuir nesse processo de pacificação”, informou o secretário.

O prefeito Zequinha Lima afirmou que “o município ajuda a resolver os contratempos da segurança quando melhora a trafegabilidade, a iluminação pública e abre novas ruas para a população”. Segundo ele, a segurança deve ser tratada também como uma questão social. “Precisamos de políticas que se voltem para os que moram nas ruas e que consomem drogas. São em encontros como esse que descobrimos e solucionamos parte do problema da segurança pública em Cruzeiro do Sul”, analisou.

A ação faz parte do cronograma de atividades a serem realizadas pelo programa Sejusp Itinerante, que foi criado para a disseminação do Plano Estadual de Segurança Pública, além de apresentar investimentos e discutir, por meio de câmaras temáticas, estratégias que resultem na redução dos indicadores de violência específicos de cada região.

A ação está prevista no Programa Sejusp Itinerante, do governo do Acre. Foto: Marcos Santos/Secom

Após as discussões, as equipes definiram medidas preventivas para conter a onda de furtos na região central de Cruzeiro do Sul. Entre elas, estão abordagens rápidas feitas em vias de acesso aos centros comercias; operação contra furtos feitos durante a madrugada; idealização do projeto Amigo da Polícia, em que o policiamento é realizado nos centros comerciais por meio de caminhada; entre outras iniciativas.

 

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest