Parceria entre Estado e Hospital Albert Einstein proporciona atendimento médico especializado

Sena Madureira recebeu a implantação do telemedicina na manhã desta quarta-feira, 10

Com o advento da tecnologia, muitos serviços foram adaptados para garantir rapidez no atendimento. Pensando nisso, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Núcleo do Telessaúde, em parceira com o Hospital Albert Einstein, de São Paulo, um dos mais conceituados do Brasil, está implantando o serviço de telemedicina em seis municípios do Acre. O processo se iniciou nesta terça-feira, 9, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Barral y Barral, em Rio Branco.

“Uma experiência muito proveitosa e bem parecida com o atendimento presencial, que não deixou a desejar”, contou o médico da UBS Barral y Barral, Altair Oliveira Júnior. O projeto é desenvolvido pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) em parceria com o Programa Nacional Telessaúde Brasil, redes do Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

A reunião ocorreu na terça-feira, 9, em Rio Branco. Foto: Junior Aguiar/Sesacre

Os outros municípios a serem contemplados com o serviço são: Sena Madureira (UBS Elson Damasceno), Feijó (UBS Augusto Diamantino Macedo), Tarauacá (UBS 24 de Abril), Brasileia (UBS Tufic Misael) e Xapuri (UBS Tia Vicência).

As unidades referenciais do projeto funcionarão como ambulatórios de teleinterconsultas, ou seja, os pacientes serão atendidos por meio de chamadas de vídeo em plataforma específica dentro da UBS, por um especialista de fora. São sete especialidades oferecidas pelo projeto: Endocrinologia, Neurologia, Neurologia Pediátrica, Pneumologia, Cardiologia, Psiquiatria e Reumatologia.

“Sabemos da necessidade da oferta para essas especialidades e a implantação contribui para a redução de encaminhamento do paciente, tempo de espera e custos, além de possibilitar melhor qualidade do cuidado”, explicou a chefe do Departamento de Atenção Primária e Programas Estratégicos, Erica Faria.

Com isso, a proposta é o fortalecimento dos municípios na atenção básica, para diminuir o número de encaminhamentos. “O projeto conta com a utilização de uma plataforma tecnológica para o registro de informações em prontuário eletrônico, agendamento e teleconsultoria via videoconferência entre médicos da atenção primária e especialistas”, explicou a coordenadora do Núcleo do Telessaúde no Acre, Monica Morais.

Como funciona?

O paciente passa em consulta na UBS, é identificada a necessidade de um especialista e solicitado agendamento na plataforma do Hospital Albert Einstein. Na data e horário agendado, o paciente retorna à UBS para consulta com médico generalista, presencial, e o especialista da telemedicina.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter