Parceria educacional fortalece desenvolvimento sustentável no Acre

O professor Peter Newton conheceu as instalações do Complexo de Piscicultura (Foto: Angela Peres/Secom)

O crescimento e a expansão de linhas de pesquisas ambientais, sociais e econômicas, bem como a formação e qualificação de pesquisadores locais, garantem a continuidade da política de desenvolvimento sustentável, impulsionada pelo governador Tião Viana.

Durante uma semana, Colleen Scanlan Lyons, diretora da Força-Tarefa de Governadores sobre Clima e Florestas (GCF), e o professor Peter Newton, do departamento de estudos ambientais da Universidade do Colorado, estiveram em Rio Branco para conhecer de perto as práticas desenvolvidas pelo Estado e dialogar com reitor e professores da Universidade Federal do Acre (Ufac), no intuito de definir linhas de pesquisas, que serão ofertadas por meio de uma parceria interinstitucional.

A articulação educacional com a Universidade do Colorado, feita por Tião Viana, consiste na oferta de cursos de mestrado, doutorado, nas áreas de Direito e Desenvolvimento Sustentável, e intercâmbios entre estudantes acreanos e americanos, a partir de 2018.

“Essa parceria vai nos ajudar mais ainda a fortalecer essa política de baixas emissões de carbono, que tem o Acre como referência global”, destacou a diretora-presidente do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), Magaly Medeiros.

Para Colleen Lyons, o Acre é rico em experiências bem sucedidas. “Nós temos várias vertentes em comum, que podem gerar pesquisas aplicadas, pois o Acre tem muito a ensinar. Teremos nossos professores e alunos chegando aqui, para conhecer a realidade que a gente só viu nos livros, na teoria, e poderemos enfim constatar na prática. Uma vez que o Acre é pioneiro, com 87% de sua floresta preservada, o que é impressionante. Além disso, desenvolve mecanismo de proteção e geração de renda das pessoas, que convivem em harmonia com o meio e em alta qualidade de vida”, afirmou.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufac, Josimar Batista, o Parque Zoobotânico (PZ) é uma referência em pesquisas na área ambiental. “Ao apresentar para os professores da Universidade do Colorado as pesquisas que realizamos no PZ da Ufac, a expectativa é que no futuro possamos desenvolver projetos de pesquisas estruturantes no contexto de biodiversidade, manejo florestal e educação ambiental, que auxiliem na geração de novas políticas públicas”, ressaltou.

Os professores da Ufac dialogaram com os gestores do Colorado para definir linhas de pesquisas (Foto: Angela Peres/Secom)

Referências e trocas

A Universidade do Colorado-Boulder (UCB) é vencedora de cinco prêmios Nobel. A instituição conta com o melhor laboratório de física do mundo e um dos melhores de engenharia dos Estados Unidos, além de um programa de pós-graduação ambiental focado na resolução de problemas práticos que pode se adaptar à realidade acreana na busca pelo desenvolvimento econômico e social aliado à preservação ambiental.

Enquanto o Acre se destaca no cenário global por ser o primeiro no mundo em executar o programa global REM (REDD Early Movers – pioneiros na conservação), financiado pelo Banco Alemão KfW – política de compensação por serviços ambientais pautada na baixa emissão de carbono, por meio da redução do desmatamento ilegal.

“O Acre é um pioneiro, uma liderança em regiões de floresta tropical. A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo e nós hoje somos referência, pois sempre tivemos um processo amplo de parcerias. Essa parceria entre governo do Acre, Ufac e a UCB mostra o compromisso do Estado com as primeiras gerações e atuais, desenvolvimento sustentável e com a ciência”, salientou, Dande Tavares, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Serviços Ambientais do Acre (CDSA).

Leia mais: É um conceito muito acolhedor, eficiente e de igual para igual, diz diretora da GCF sobre a OCA

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter