Parceiros da Viver Ciência mostraram a importância da prática aliada à teoria no ensino

Maxwell demonstrou a importância dos equipamentos de medição (Foto: Onofre Brito/Secom)
Maxwell demonstrou a importância dos equipamentos de medição (Foto: Onofre Brito/Secom)

Importantes parceiros na realização da Mostra de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação – Viver Ciência, o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) demonstraram a importância da utilização de equipamentos no aprendizado prático em seus cursos. O Sesi apresentou uma série de robôs utilizados para aprendizado dos alunos do ensino médio.

A robótica, como explica a coordenadora de ensino do Sesi/Senai, Marilúce de Gama Silva, é um recurso que faz com que os alunos aprendam a fazer uma relação entre a teoria e a prática. Na física eles aprendem a teoria, e por intermédio da robótica, aprendem a montar o robô, fazer a programação deles e colocá-los para funcionar.

Marilúce demonstra o funcionamento dos robôs
Coordenadora demonstra o funcionamento dos robôs (Foto: Onofre Brito/Secom)

O Sesi utiliza um kit de peças com as quais é possível montar 17 tipos diferentes de robôs, miniaturas de equipamentos utilizados em diversos ambientes como lojas (empilhadeiras), esteira rolante (aeroportos), entre outros. A robótica também potencializa a capacidade de trabalho em equipe e de concentração.

Segundo Marilúce, os robôs fizeram sucesso atraindo centenas de alunos interessados no assunto.

Segurança no trabalho

Ana Paula e Jamisson mostram equipamentos de segurança no trabalho (Foto: Onofre Brito/Secom)
Ana Paula e Jamisson mostram equipamentos de segurança no trabalho (Foto: Onofre Brito/Secom)

O Senai tem em Cruzeiro do Sul uma turma fazendo o curso técnico em segurança do trabalho, que dura dois anos. A estudante Ana Paula de Souza e o colega Jamisson Ferreira foram responsáveis para apresentar os equipamentos utilizados em diversos ambientes de trabalho para proteger a integridade física do trabalhador.

“Temos aqui equipamentos de proteção individual e proteção coletiva como botas, capacete, utilizados na construção civil; cinto paraquedista quando o trabalho acontece em ambientes altos, óculos de proteção; fita zebrada para sinalizar áreas de bastante perigo”, disse Ana.

Maxwell Júlio Moura da Silva ficou encarregado de apresentar os diversos equipamentos de medição para evitar quaisquer tipos de risco nos diversos ambientes de trabalho.

“Aprendemos a medir os níveis das condições de temperatura, luminosidade, umidade, gases, velocidade do vento para quem trabalha nas alturas etc. A gente vê os resultados e consulta a legislação para evitar riscos no ambiente de trabalho.”