De 20 a 23 de julho

Paratletas acreanos representarão o estado em campeonato regional no Pará

Três dos cinco competidores que representarão o Acre na etapa regional de Bocha Paralímpica, que será realizada no Pará (Foto: Angela Peres/Secom)

Cinco paratletas acreanos participarão do Campeonato Regional Norte de Bocha Paralímpica, que será realizado entre os dias 20 e 23, em Belém (PA). Os representantes do estado buscarão as medalhas nas categorias BC1, BC2, BC3, E BC4. A viagem conta com apoio do governo do Acre, por meio da Secretaria Adjunta de Esporte, e do deputado Leo de Brito.

Entre os atletas, está Emilson Silva, de 38 anos. Ele começou a jogar a bocha em 2014, e conta como é estar competindo em outra cidade. “É um sonho. Lembro que quando comecei a jogar, eu ficava amarrado na cadeira, pois não conseguia ficar firme. Hoje sou independente, e o esporte é uma espécie de terapia pra mim”, afirma.

Um dos primeiros jogadores do Acre, Afonso Dias, destaca como aprendeu as técnicas da bocha. “Foi tudo em uma noite. Lembro que até cogitei entrar em outro esporte, mas foi esse que me encantou”, ressalta. A mãe do rapaz, Cristina Dias, afirma o amor do jovem pela atividade: “Ele adora, se sente bem e valorizado”.

Cristina: “Ele adora [a bocha]. Se sente bem e valorizado” (Foto: Angela Peres/Secom)

Já para o mais jovem da equipe, Luís Felipe Bonfim, de 19 anos, a bocha vai muito além de somente diversão, é uma profissão. “Muitos são engenheiros, professores ou médicos. Eu sou jogador de bocha. Claro que almejo outras coisas, mas hoje é esse esporte que considero como meu trabalho. E estar representando o Acre junto com outras quatro pessoas no regional é ótimo, porque é nossa chance de dar visibilidade para nosso estado”, diz.

Ainda competem outros dois paratletas: Alexsandro Bezerra e Rita de Cassia, de Cruzeiro do Sul. O grupo será acompanhado por dois treinadores e um dirigente da Secretaria de Esporte.