Operação Álcool Zero é lançada em Rio Branco

Ações intensas de prevenção e repressão contra motoristas alcoolizados faz parte do Programa Estadual de Educação no Trânsito

coletiva_programa_alcool_zero_foto_angela_peres_01.jpg

A operação Álcool Zero começa nesta sexta-feira, 25, e vai até o fim de 2011 (Foto: Angela Peres/Secom)

Mudar a cultura popular que ainda insiste em juntar bebida e direção é o principal objetivo da Operação Álcool Zero. Lançada na manhã desta sexta-feira, 25, no Gabinete do Governo, a ação de parceria entre Detran e Polícia Militar pretende diminuir os números de acidentes de trânsito por causa de embriaguez ao volante em Rio Branco, principalmente nos fins de semana, através de medidas preventivas, além de repressão.

A operação faz parte da Campanha Pela Vida, lançada na quarta-feira, 22, pelo governador Tião Viana pela paz no trânsito. Em 2010, foram registrados 140 vítimas fatais em acidentes no Acre – 63 só na capital – por conta de imprudência, imperícia e negligência no trânsito.

A operação Álcool Zero começa nesta sexta-feira, 25, e vai até o fim de 2011. 32 homens da Polícia Militar farão barreiras de terça a domingo na capital acreana, intensificando bastante esse trabalho aos sábados e domingos, dias com maior média de acidentes, junto a bares e boates. Por noite, cada operação terá  duração de cinco a seis horas. “Queremos evitar tanto que os motoristas coloquem suas vidas em risco como a de pessoas inocentes”, comenta o tenente-coronel Mário César, da Polícia Militar.

O Detran também fará um importante trabalho de prevenção e educação, passando pelos ambientes de maior movimentação noturna da capital e orientando os motoristas a não dirigirem embriagados, além das consequências de serem pegos alcoolizados em uma barreira.

Segundo a diretora do órgão, Sawana Carvalho, “ingerir bebida alcoólica e pegar a direção não é mais um ato feito pela falta de conhecimento das consequências”.

Se o cidadão for flagrado dirigindo alcoolizado, será autuado no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro,resultando numa infração gravíssima, multa de R$ 900 e suspensão do direito de dirigir. Embora o teste durante uma blitz não seja obrigatório, o artigo 227 do Código de Trânsito Brasileiro estabelece que todo condutor de veículo automotor, envolvido em acidente de trânsito ou que for alvo de fiscalização de trânsito, sob suspeita de haver excedido os limites previstos, será submetido a testes de alcoolemia, exames clínicos, perícia ou outro exame por meios técnicos ou científicos, em aparelhos homologados pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Hoje a frota do Acre é composta por 157 mil veículos e 160 mil condutores. A Campanha Pela Vida será  veiculada em rádio, televisão, outdoors e jornais. São utilizadas imagens reais ou representações da realidade (no caso dos spots para rádio). O objetivo é causar choque nas pessoas para que elas possam parar e refletir sobre as vidas que estão em jogo no trânsito e que a pressa é inimiga do tráfego.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter