Operação Comando na Comunidade

Polícia Militar realiza trabalho preventivo e repressivo nos bairros da capital

pm_bairro_foto_gleilson_miranda_220709_02.jpg

Militares fazem abordagens com pedestres e motoristas (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

pm_bairro_foto_gleilson_miranda_220709_05.jpg

Os ônibus que circulam nos bairros também passam por vistoria (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A “Operação Comando na Comunidade” começou a ser desenvolvida nesta quarta-feira,22, em Rio Branco na jurisdição do 5° Batalhão da Polícia Militar. A proposta é executar ações preventivas e repressivas de segurança nos bairros Jorge Lavocat, Montanhês e Invasão do Caladinho. Trinta policiais militares se dividiram em três equipes para percorrer as ruas dessas localidades realizando abordagens e revistas, e também conversando com a população local.

De acordo com o comandante do Batalhão, tenente coronel Marcelo França, uma vez por semana os policiais militares irão percorrer a pé as ruas sem trafegabilidade no trabalho de aproximação com a comunidade, identificando pontos de tráfico de drogas, reprimindo o transporte ilegal de armamento e as ações delituosas envolvendo roubo, furtos e homicídios.

A maioria das ocorrências registradas na regional do 5° está ligada ao tráfico de drogas. O dia e o horário da operação serão alterados de acordo com a necessidade para ter o efeito surpresa. “Nosso trabalho é garantir a tranquilidade para a população”, destacou o tenente coronel.

Uma urna foi colocada na entrada do bairro para que os moradores pudessem depositar sugestões e também fazer denúncias. A Secretaria de Segurança Pública pretende com essa ação que também está sendo desencadeada em outras regionais estabelecer a parceria com a comunidade para ampliar a atuação preventiva e repressiva de crimes.

No decorrer da Operação drogas foram apreendidas e um homem foi conduzido à Central de Flagrantes. Fazem parte da Operação o efetivo de 30 policiais, três viaturas e quatro motos. Cerca de 45 mil pessoas moram na jurisdição do 5° Batalhão que abrange 32 bairros da capital. A iniciativa faz parte da política de segurança adotada pelo Governo do Estado de aproximar polícia e comunidade no combate à violência.